A Prefeitura de Corumbá realizou mais de 2,7 mil atendimentos durante a quarta edição de 2025 do Programa Social Povo das Águas, entre os dias 05 e 11 de junho, na região do Alto Pantanal. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e executada com recursos próprios, a ação itinerante levou serviços essenciais a comunidades ribeirinhas de difícil acesso.
Na área da saúde, foram contabilizados 883 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, aplicação de medicamentos, curativos, testes de gravidez e ações voltadas para a saúde mental, além de orientações a gestantes, hipertensos e diabéticos.
Também foram aplicadas 441 doses de vacinas contra a Covid-19, H1N1 e outras doenças sazonais, imunizando 323 pessoas. O município ainda realizou a pesagem de 204 beneficiários do Bolsa Família e distribuiu 337 frascos de hipoclorito de sódio.
A equipe de odontologia da Secretaria de Saúde fez 415 procedimentos, com destaque para a aplicação de flúor e a entrega de 150 escovas dentais a crianças da região.
Na área de assistência social, foram feitos 438 atendimentos relacionados a programas como o BPC, salário-maternidade e CadÚnico. A pasta ainda fez o repasse de 270 benefícios eventuais — incluindo cestas básicas, kits de higiene, absorventes e colchões — e promoveu palestras sobre feminicídio, abuso sexual infantil e violência contra a pessoa idosa.
Já o Conselho Tutelar registrou 80 atendimentos, com foco em palestras e orientações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também colaborou, com a doação de 70 mini cestas de alimentos.
A educação esteve presente com 111 atendimentos, que envolveram atividades lúdicas, ações educativas sobre meio ambiente e saúde bucal, além da distribuição de roupas e guloseimas arrecadadas por meio de doações. A Superintendência de Agricultura Familiar realizou 160 atendimentos, com a distribuição de sementes, mudas e orientações técnicas sobre o cultivo de hortas.
Na área da agricultura, a Superintendência Municipal de Agricultura Familiar distribuiu 100 envelopes de hortaliças, 60 quilos de sementes de feijão, 135 mudas de salsa e realizou 59 podas de árvores frutíferas.
A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura realizou 22 atendimentos voltados ao cadastramento e entrega de carteiras profissionais, além de orientações sobre o programa PesqBrasil e linhas de crédito do Governo Federal.
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) atendeu 45 moradores com autorizações para transporte de pescado. Já a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos prestou 68 atendimentos relacionados ao programa Mais Social. A ação contou ainda com o apoio de voluntários, que ofereceram 102 cortes de cabelo gratuitos à população local.
Empenho dos servidores
O coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos, destacou o esforço para ampliar o alcance do atendimento. “Nesta segunda fase da 4ª edição do Programa Social Povo das Águas, atendemos novamente a região do Alto Pantanal. Já havíamos estado lá em março. Desta vez, levamos serviços que não estavam disponíveis na primeira passagem”, afirmou. Entre as novidades, estavam a presença da Superintendência da Pesca, do Imasul, do Conselho Tutelar e do programa estadual Mais Social.
Segundo Josiney, a estratégia de atendimento buscou abranger o maior número possível de localidades. “Incluímos, por exemplo, uma parada exclusiva na Serra do Amolar, onde atendemos moradores locais e do Aterro do Binega”, disse. “É gratificante ver o empenho dos servidores e o reconhecimento dos moradores.”
Esse reconhecimento foi expressado por moradores das comunidades beneficiadas. “Agradeço por esse atendimento que pedíamos havia anos. Fomos atendidos da melhor forma, com profissionais excelentes”, disse Edilaine Nogales de Arruda, moradora da região da Serra do Amolar. Alécio Manoel Galvão, que mora no Castelo, elogiou a atuação da equipe: “o trabalho de vocês é maravilhoso e nos deixa muito felizes”.
O Povo das Águas
Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais às populações que vivem em regiões de difícil acesso, promovendo o bem-estar e a inclusão social. O programa se destaca por sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, que oferecem serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, além da distribuição de benefícios eventuais e de ações que promovem o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável.
Amparado pela Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012, o programa é uma iniciativa que envolve o poder público, a sociedade civil organizada e colaboradores, com o propósito de garantir atendimento digno e eficaz às comunidades ribeirinhas, fortalecendo os vínculos sociais e promovendo o acesso a políticas públicas de qualidade.
A Prefeitura de Corumbá reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, trabalhando para levar dignidade e serviços essenciais a todos os cidadãos, especialmente àqueles que vivem em áreas remotas. A programação inclui atendimento a diversas comunidades, com serviços públicos voltados à saúde, assistência social e educação.