O prefeito Dr. Gabriel disse nesta quarta-feira, 22 de janeiro, aos profissionais de educação designados temporariamente para as funções de diretor de escola; diretor-adjunto e diretor de CEMEI, que eles têm importante papel no apoio à reimplantação da gestão democrática do ensino público, com eleição direta dos gestores e colegiados escolares.
Participando da abertura da reunião dos novos gestores com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, o chefe do Executivo Municipal destacou que sua administração está concentrada no objetivo de “fazer a diferença na educação” e garantir melhores condições de ensino e aprendizagem na Rede Municipal. “Não podemos perder qualidade”, completou.
A secretária de Educação, Mabel Sahib, explicou que a designação dos novos gestores dá “tempo hábil para adequarmos a legislação municipal para que possamos realizar as eleições nas escolas”. Mais de 50% dos gestores foram renovados e ficarão no cargo pelo período de seis meses. “É uma orientação do prefeito Dr. Gabriel, que atende anseio da classe por renovação e que espera pela gestão democrática nas escolas”, disse.
“Estamos trabalhando para resgatar a democracia na Rede Municipal de Ensino de Corumbá. Faz parte do Plano de Governo do prefeito Dr. Gabriel e atende aos anseios da classe. As pessoas que foram designadas pro tempore passaram por um curso de gestão, por uma prova que os declarou habilitados e aptos para concorrer à direção escolar, assim como será com os coordenadores pedagógicos”, completou a secretária municipal de Educação. Os gestores que deixaram as funções têm dez dias úteis para concluir o processo de transição.
O decreto número 3.372, de 20 janeiro de 2025, estabeleceu as designações pro tempore de profissionais de educação para a função de diretor de Escola; diretor-adjunto e diretor do CEMEI.
As aulas na Rede Municipal de Ensino começam no dia 10 de fevereiro. Professores, administrativos e gestores retornam no dia 03 e participam de jornada pedagógica ao longo da semana.