O Ônibus Lilás realizou, entre os dias 10 e 12 de março, uma série de atendimentos especializados a mulheres em situação de vulnerabilidade na zona rural do município. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com Secretaria de Estado de Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

No distrito de Albuquerque, o primeiro a receber o Ônibus Lilás, foram realizados 42 atendimentos médicos, 37 orientações sobre violência doméstica e 14 coletas de exames preventivos. Além disso, 124 crianças receberam orientação em saúde bucal. Também foram prestados 02 atendimentos em orientação jurídica; 01 atendimento de violência doméstica pelo CRAM; 38 orientações sobre o Desenrola Rural e o Fomento Rural e 17 aplicações de vacina.

No dia 11, no assentamento Paiolzinho, o balanço registrou 25 atendimentos médicos, 28 orientações sobre violência doméstica e 13 exames preventivos. Houve ainda 01 atendimento de violência doméstica pelo CRAM; 38 orientações sobre o Desenrola Rural e o Fomento Rural; 42 aplicações de vacina e 134 alunos – do pré I ao 9° ano – receberam orientações de saúde bucal. Também foram oferecidas palestras e serviços jurídicos em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público.

O ciclo de atendimentos se encerrou no dia 12, no assentamento Taquaral, onde foram registrados 29 atendimentos médicos e cinco orientações jurídicas sobre guarda de filhos, direitos previdenciários e outros temas. No total, 15 vacinas foram aplicadas, e 33 atendimentos relacionados ao programa Desenrola Rural e ao Fomento Rural foram realizados. Ainda houve 13 coletas de exames preventivos, 30 orientações sobre violência doméstica em palestra realizada em conjunto com OAB e Ministério Público e foram promovidas orientações de saúde bucal para 28 crianças.

O Ônibus Lilás é um projeto voltado para a promoção da conscientização sobre a violência contra a mulher, garantindo acesso a serviços de proteção e bem-estar. A unidade conta com salas de atendimento individual, equipamentos para atendimento coletivo e recursos que garantem a privacidade das vítimas.

Também foram parceiros da iniciativa: Marinha, Exército, Sanesul, Viação Cidade Corumbá, OAB, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Secretaria Especial de Agricultura Familiar, Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Ministério do Desenvolvimento Agrário.