A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o pagamento do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Controle de Endemias (ACE) está rigorosamente em dia, sendo infundados e mentirosos todos os boatos referentes a “atraso ou retenção” dos valores enviados pelo Governo Federal.

Os incentivos são repassados aos profissionais juntamente com o salário – vale ressaltar que Corumbá é um dos poucos municípios do Brasil que paga os servidores públicos dentro do mês trabalhado. Inclusive, tanto os Agentes de Saúde quanto os Agentes de Endemias já receberam a parcela referente ao 13º salário, liberado pelo Executivo de forma antecipada no último dia 9.

A parcela deste mês, recebida no último dia 11, será liberada no pagamento de dezembro, programado para o próximo dia 27. Mais uma vez, a Prefeitura reitera seu compromisso com a ética, a verdade, a transparência na aplicação dos recursos públicos e com todos os servidores municipais.

Cabe destacar ainda, que o Município de Corumbá foi um dos pioneiros no Mato Grosso do Sul a implantar o Piso Nacional aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias. A Lei 2.841 foi sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes em julho de 2022.