Além da reunião com o senador Nelsinho Trad, nesta quarta-feira, 09 de abril, em Brasília (DF), o prefeito Dr. Gabriel também cumpriu agendas para tratar de investimentos na área da saúde e de projetos de energia sustentável para o Pantanal de Corumbá. “Foi uma viagem muito produtiva. Conseguimos otimizar o tempo e alcançar bons resultados em um único dia”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

No Ministério da Saúde, o prefeito solicitou a inclusão do Barco de Estratégia de Saúde Fluvial no PAC e a abertura de edital para adesão à Unidade Básica de Saúde Fluvial. Na sede da Itaipu Binacional, Dr. Gabriel tratou de projetos com foco em energia solar fotovoltaica, alternativa menos agressiva ao meio ambiente. “Tratamos de projetos sustentáveis para implementação no Pantanal, respeitando as particularidades do bioma”, destacou o chefe do Executivo corumbaense.

O programa federal “Luz para Todos” também foi discutido. A Prefeitura solicitou uma força-tarefa para atender localidades de Corumbá que ainda não têm acesso à energia elétrica. O Município está elaborando um levantamento das regiões que devem ser incluídas no programa.

A liberação das emendas do PAC foi discutida pelo prefeito na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. Dr. Gabriel destacou que Corumbá é um município estratégico, por ser fronteiriço, e foi informado de que a SRI fará um relatório geral para garantir o andamento dos repasses.

A Prefeitura de Corumbá formalizou a inscrição de dez projetos estratégicos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, do Governo Federal. As propostas estão distribuídas entre os eixos de Saúde, Educação e Infraestrutura Social e Urbana, com foco em ampliar a rede pública de atendimentos, modernizar equipamentos e reduzir desigualdades territoriais e sociais.