A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura, está comprometida com a valorização e preservação do patrimônio cultural do município. Desde que assumiu a gestão, a Fundação da Cultura tem realizado um levantamento detalhado das condições estruturais dos sete equipamentos culturais sob sua responsabilidade.
Dentre eles, o Museu de História do Pantanal (MUHPAN) apresenta uma situação crítica e preocupante. Durante uma recente visita da equipe da Fundação da Cultura e do Conselho de Política Cultural, foi constatado o estado de abandono do acervo e do prédio. Localizado no Casario do Porto de Corumbá, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o espaço enfrenta sérios problemas de infiltração, comprometendo a segurança do edifício e a preservação de seu valioso acervo. O terceiro andar, em especial, está interditado devido aos graves danos causados pela infiltração e pela infestação de cupins, que afetaram inclusive obras de artistas renomados.
A Fundação da Cultura já iniciou um levantamento emergencial para garantir, minimamente, condições de funcionamento para o museu. Além disso, engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA) realizarão uma avaliação técnica detalhada da parte elétrica e estrutural do prédio, visando viabilizar sua reabertura com segurança.
O MUHPAN é um dos museus mais importantes do Estado, tanto pelo seu acervo quanto por sua relevância histórica e cultural. O espaço abriga mobiliários confeccionados pela Marcenaria Baraúna, cujos arquitetos trabalharam com a renomada Lina Bo Bardi, encontradas apenas em espaços culturais de destaque como o MASP e o SESC Pompeia. O acervo também conta com registros históricos que narram a ocupação humana do Pantanal, sua riqueza arqueológica, incluindo a Corumbella, além de elementos que contribuem para a preservação da memória do povo pantaneiro e da história regional.
A Prefeitura reafirma seu compromisso em adotar todas as medidas necessárias para revitalizar esse importante equipamento cultural, garantindo que o MUHPAN continue cumprindo seu papel na valorização e preservação da história e cultura do Pantanal.