Celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Candelária, uma das igrejas mais antigas do Mato Grosso do Sul, uma missa solene marcou os 245 anos de Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam a celebração presidida pelo padre Júlio Cesar Mônaco.

O secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, o secretário de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula, o secretário de Segurança e Defesa Social, César Freitas Duarte, e o secretário de Relações Institucionais, Tadeu Vieira, também prestigiaram a cerimônia.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Marcelo Araújo, a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Oliva, a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Brum, a secretária-adjunta de Assistência, Shirley Monteirise, o secretário-adjunto de Finanças, Álvaro Bernardo, e dezenas de fiéis também aproveitaram o ato religioso para homenagear a cidade.

A Igreja

Nossa Senhora da Candelária é Padroeira de Corumbá. A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombado pelo governador Reinaldo Azambuja como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Após reformada pela Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por 16 anos.