Missa das Autoridades, celebrada no final da manhã desta sexta-feira, 02 de fevereiro, pelo padre Ronaldo Joaquim, comemorou o dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá. A data é feriado municipal decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15  de outubro de 1987. Também está incluída  no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei  5.438/2019.

A celebração foi realizada na própria Catedral de Nossa Senhora da Candelária. As festividades, que se estendem ao longo do dia, contam com carreata com a imagem da padroeira de Corumbá; almoço com show musical; procissão luminosa seguida de missa solene e atrações musicais.

O vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, acompanhou a celebração. “É uma data muito importante para nossa cidade. Eu tive o grande privilégio de, quarenta e seis anos atrás, ter me casado aqui na igreja Matriz. Tenho a gratidão, o respeito e quero agradecer  por tudo que ela representa. Agradeço de coração, à Nossa Senhora Candelária, pela proteção à nossa cidade e para todas as famílias corumbaenses. Nossa Senhora da Candelária é muito importante para nossa cidade”, afirmou.

A missa das Autoridades também foi acompanhada por secretários municipais, diretores-presidentes de Fundações da Prefeitura de Corumbá e vereadores.

A Matriz

Reformada pela Prefeitura de Corumbá, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por seis anos.

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.