A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu na última quinta-feira, 23 de fevereiro, as inscrições para os cursos livres de música oferecidos pela Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF). São, ao todo, cento e quarenta vagas distribuídas entre vários instrumentos de sopro e percussão, bem como para as turmas de musicalização e o Coro Infantil, a partir dos sete anos de idade completos. Não há limite máximo de idade para ingressar nos cursos.

Os interessados devem procurar a sede da AMANF, localizada na rua Dom Aquino Corrêa, 2462, bairro Dom Bosco (antigo Teatro Dom Bosco), até o dia 03 de março, das 08 às 12 horas, com os seguintes documentos:

Cópia da Certidão de Nascimento ou RG do aluno;
Cópia de comprovante de residência atualizado e
Cópia de declaração de matrícula escolar, podendo ser em escola pública ou privada.
O edital completo pode ser acessado, clicando aqui.

Histórico

Para promover a formação de novos músicos para integrar os quadros da Banda Municipal, surgiu, no ano de 1963, o Curso Preliminar de Música, pelo qual passaram gerações de crianças e jovens corumbaenses, vindo a transformar-se, no ano de 2013, na Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF), projeto sociocultural que atende anualmente cerca de 300 pessoas, a partir dos sete anos de idade, ministrando aulas de musicalização, teoria musical, solfejo, história da música, iniciação à técnica instrumental e vocal.

Dentro da Academia, além das aulas teóricas e práticas, os conhecimentos obtidos são aplicados nos conjuntos de performance musical, como o Coral Cidade Branca, Coro Infantil Bem-te-vi, a Orquestra Jovem AMANF, quarteto Pantanal em Prelúdio, banda teen, entre outros. Assim, a ‘Manoel Florêncio’ prepara e lapida os seus talentos ‘em casa’, preparando-os para serem não apenas músicos de qualidade, muitos dos quais atualmente são profissionais de excelência no meio musical, integrando Bandas e Orquestras civis e militares de norte a sul do Brasil, inclusive no exterior, mas também pessoas com sensibilidade capaz de apreciar a beleza das coisas boas da vida, mesmo nos seus momentos mais desafiadores.