O projeto Folia nos Bairros encerrou as edições deste ano no domingo, 18 de janeiro, no bairro Padre Ernesto Sassida, com forte participação da comunidade local. A iniciativa, lançada em 2025 pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura, tem como objetivo descentralizar as ações culturais do período pré-carnavalesco, levar atividades artísticas para mais perto da população e ampliar o acesso de artistas locais aos palcos do evento.

Realizado sempre das 18h às 22h, o Folia nos Bairros levou rodas de samba, brinquedos para as crianças, além de apresentações de artistas locais e de escolas de samba filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). A proposta é democratizar o acesso à cultura e garantir que moradores de diferentes regiões da cidade possam participar das festividades sem a necessidade de deslocamento para o centro ou para outros municípios.

Moradora da parte alta da cidade, nas proximidades do bairro Guatós, Cristina Santos destacou a importância de ter o evento perto de casa. “Quando o evento acontece perto de casa, todo mundo participa, encontra os vizinhos e aproveita mais. Dá um clima de festa no bairro”, afirmou. Antes do encerramento no Padre Ernesto Sassida, o projeto passou pelos bairros Guatós, no dia 10 de janeiro, Generoso, no dia 11, e Cravo Vermelho, no sábado, 17. 

A diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, destacou a receptividade do público e o caráter comunitário da iniciativa. “A população já fica na expectativa. Há outros bairros pedindo para que a gente leve, mas a agenda deste ano está curta, com o carnaval em fevereiro. A população gostou muito, e estamos trabalhando para, no ano que vem, conseguir rodar mais bairros”, afirmou.

Ela ressaltou que, neste ano, apenas o bairro Cravo Vermelho recebeu o evento novamente. “Os outros bairros foram novos, que a gente não tinha feito no ano passado. A intenção é levar para a comunidade que ainda não tinha presenciado esse evento”, disse.

De acordo com Wanessa, o Folia nos Bairros tem perfil familiar bem definido. “É bonito ver que, a partir das 18 horas, começam a chegar crianças, idosos e famílias inteiras. Nossa proposta é privilegiar o público infantil e as famílias, em um clima leve”, explicou. Ela também destacou o impacto social da ação e a oportunidade oferecida aos artistas da cidade. “As pessoas ressaltam a importância de ter um evento no próprio bairro. O objetivo é justamente esse, levar a cultura para perto de casa e também abrir espaço para que nossos artistas e as escolas de samba se apresentem junto da comunidade”, completou.

Durante a edição realizada no bairro Cravo Vermelho, na noite de sábado, 17 de janeiro, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), Zezinho Martinez, agradeceu o apoio do poder público ao carnaval corumbaense. “Queremos registrar o apoio do prefeito doutor Gabriel ao liberar recursos para que possamos fazer um belo carnaval e estar aqui presentes compartilhando com vocês. Ao governo do Estado também, por estar nos ajudando, à Fundação da Cultura e a todos que contribuem direta e indiretamente para a gente apresentar o nosso carnaval”, afirmou.

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira, ressaltou que o Folia nos Bairros reforça o compromisso do Município com a descentralização das políticas culturais e a valorização da cultura local. “A proposta é levar a cultura para perto das pessoas, para o local onde elas moram, convivem e constroem suas relações, garantindo espaço para os artistas da cidade e para as nossas escolas de samba. Muitas famílias não conseguem se deslocar para participar de grandes eventos no centro da cidade, e o Folia nos Bairros veio exatamente para garantir esse acesso”, afirmou.