Equipe da Prefeitura de Corumbá, que atua diretamente no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), avalia a solicitação de renovação do selo SIM da Ong ECOA (Ecologia e, Ação) e a possibilidade de certificação para o Selo Arte que identifica a qualidade do produto e possibilita o comércio nacional da produção.

Em conjunto com técnicos do Senar e da Iagro, os fiscais do Serviço de Inspeção Municipal - Leandro Santana, João Luís Ribeiro, Enivaldo Neves Barbosa e Mário Sérgio Bordon - vistoriaram a estrutura da sede da Ong e verificaram a manipulação, manual de boas práticas, maquinários e consequente produto final (mel); bem como o manejo no apiário da sede e dos parceiros ribeirinhos onde se encontravam aproximadamente 30 caixas em plena produção de mel.

O selo SIM

Concedido pela Prefeitura, o selo do Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal (SIM/POA) reconhece a propriedade rural como estabelecimento industrial de produtos lácteos. A certificação do SIM permite ao produtor familiar expandir o mercado de sua produção, oferecendo ao consumidor, em todas as suas instâncias, um produto regularizado e dentro das normas sanitárias legalmente estabelecidas.

A certificação do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal) é uma ação que vai ao encontro da política de governo do prefeito Marcelo Iunes, que trabalha com o objetivo de promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.

Com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura em parceria com Senar e Sindicato Rural de Corumbá, a Prefeitura Municipal, executa a fiscalização de produtos de origem animal, promovendo a orientação dos produtores dos assentamentos rurais do município, levando práticas que levem à produção a atingir níveis de excelência para alcançar selo de inspeção com um produto regularizado. Com o produto certificado e obedecendo aos critérios e normas sanitárias, a produção pode ampliar alcance.

Selo Arte

A certificação (Selo Arte) é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação. O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa. “Teremos todo o apoio da Iagro para que o produtor, que tem o selo do SIM, receba o Selo Arte e comece a comercializar esse produto certificado para o Brasil inteiro”, destacou Luciano Leite.

O processo para aquisição do Selo Arte obedece critérios determinados pela Iagro. Entre eles está a necessidade de os produtores estarem registrados no serviço de inspeção estadual (SIE) ou serviço de inspeção municipal (SIM), devendo cumprir as boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.