O Festival de Samba-Enredo, realizado no Porto Geral no domingo, 25 de janeiro, deu uma prévia do que será o desfile das escolas de samba do Carnaval de Corumbá 2026. O local reuniu público expressivo e concentrou apresentações que destacaram ritmo, tradição e elementos característicos da festa popular.
Apresentaram-se as escolas Estação Primeira do Pantanal, Vila Mamona, Major Gama, Caprichosos de Corumbá, A Pesada, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Acadêmicos do Pantanal e Império do Morro, campeã do carnaval de 2024. As agremiações levaram ao público os sambas-enredo preparados para os desfiles oficiais dos dias 15 e 16 de fevereiro, além de sambas históricos de seus repertórios.
O festival contou com a participação de rainhas de bateria, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, ampliando a dimensão cultural e visual das apresentações. O evento foi promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura.
Segundo o presidente da Liesco, Zezinho Martinez, a iniciativa contribuiu para aproximar as comunidades das escolas e o público em geral. “No ano passado, o festival foi inédito, com a apresentação de todos os sambas-enredo do carnaval de 2026. Reunimos as escolas mostrando seus enredos, aquilo que cada uma vai levar para a Avenida. Isso é importante para familiarizar a comunidade e a população, para que estejam cantando o seu samba também na Avenida”, afirmou.