Noventa e seis festeiros de São João receberam na noite desta segunda-feira,19 de junho, o certificado de Agente Municipal de Cultura. O título é um reconhecimento do Executivo pelos festejos realizados pela família cadastrada e também possibilita apoio cultural aos festeiros para incremento dos andores que, durante o ponto alto das festividades, são levados para o rio Paraguai onde a imagem de São João é banhada. O Arraial do Banho de São João será realizado entre os dias 22 e 25 de junho no Porto Geral de Corumbá.

O prefeito Marcelo Iunes ressaltou que a certificação reconhece individualmente cada festeiro como agente de preservação da Cultura do Município de Corumbá. Iunes destacou que o reconhecimento também possibilita, ao Poder Público Municipal, implementar ações em benefício da cultura corumbaense. A primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou da cerimônia realizada no auditório do Senac.

“Em Corumbá temos muita cultura e muita história. O Banho de São João é uma festa muito importante para a cidade e são vocês que fazem esta festa acontecer. Temos orgulho do reconhecimento do nosso São João como patrimônio nacional”, disse Iunes. Em maio de 2021 o Arraial do Banho de São João conquistou o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Iunes reforçou a importância do Banho de São João como instrumento de desenvolvimento do município.“É um investimento que permite gerar emprego, possibilitando geração de renda para muitas famílias. O Arraial do Banho de São João gera em torno de 1.000 a 1.500 empregos, diretos e indiretos, e atrai de cinco a oito mil turistas para Corumbá. Isso fomenta nossa economia; é importante para nossa cultura e também para o desenvolvimento do nosso município", disse.

“Tenho certeza que com as bençãos de Deus, de Nossa Senhora Aparecida e de São João, nós vamos fazer uma bela festa”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Participando da certificação, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, afirmou que a entrega dos certificados de Agente Municipal de Cultura é “uma forma singela de demonstrar a importância de todos para a cultura corumbaense. Todos os nossos festeiros, dos mais antigos aos mais novos, merecem nossa reverência e respeito”.

O superintendente do IPHAN/MS, João Henrique dos Santos, disse que a certificação “é muito importante e representa a valorização dos festeiros”. Na mesma noite, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional conferiu, a cada família festeira certificada o título de patrimônio cultural do Brasil.

“Estamos nos aproximando do nosso Banho de São João, uma festa que tem uma tradição tão singular. Nossa festa é, na verdade, a união de várias festas realizadas por toda a nossa cidade. Tudo isso faz parte dessa manifestação cultural da qual, vocês festeiros, são os verdadeiros protagonistas. Nosso papel é fortalecer essa manifestação. A Prefeitura de Corumbá tem a satisfação de lhes entregar este certificado”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz.

Durante a solenidade foi exibido o documentário “Banho de São João – nas Águas do Rio Paraguai”, de autoria da cineasta Elis Regina e produzido com pesquisa do professor Álvaro Banducci.

Também participaram da solenidade o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, José Carlos Macena de Britto Júnior; a secretária adjunta de Governo, Romy Vasconcelos; e os vereadores Roberto Façanha e Samyr Qualhada.

O Arraial do Banho de São João 2023 é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. Conta com parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o apoio cultural da Empresa Circula Net.

22/06 – QUINTA-FEIRA

Local: Porto Geral 18h00 - Praça de Alimentação
19h00 - Pau de Sebo
19h00 – Concurso de Andores Juninos
20h00 - Show Local – Rafael Souza e Banda
22h00 - Show Local – Junior e Luan
00h00 - Show Nacional – João Neto e Frederico

23/06 – SEXTA-FEIRA

BANHO DE SÃO JOÃO

Descida dos Andores
Local: Ladeira Cunha e Cruz
Horário:

Concentração do Andor da Prefeitura e Missa Solene em Louvor a São João
Local: Rua Antônio João, nº 90, Centro – (Sede da Oficina de Dança).
Horário: 20h00.
Show Local - Atração: