Entre os dias 17 e 26 de abril acontecerá na Biblioteca CEU Heloísa Urt a tradicional festa literária: ABRIL LIVRO. Esta comemoração acontece anualmente desde 2015 reunindo leitores de todas as idades. É um evento em alusão às datas comemorativas deste mês relacionadas ao livro e à literatura.

Este ano estarão presentes os contadores de história: Patrícia Guimarães, Leonardo Oliveira, Emilly Rodrigues, Nilva Moura, Dilson Esquer, Cristine Wutzke, Miroca e Neidoca.

O bate-papo com os autores terá como convidados: Tarissa Marques – com o livro - Elenita e os segredos da colina; Juliana Cláudia Amorim – Ju-Ju-Judite – A girafa gaga; André Vinicius do Carmo Passos e Eric Santiago Braga dos Santos – O livro das palavras brincantes; Anna Lucia Dichoff – O rio Taquari e a lua e Bernadete Piassa;

Os agendamentos para participação na ação garantem a presença das instituições: E. E. Maria Helena Albaneze, E.M. Ângela Maria Perez, CEMEI Maria Benvinda Rabello e Caij. Além dos acadêmicos do curso de pedagogia da UFMS/CPAN.

Este ano o ABRIL LIVRO terá muitas novidades. Durante o evento também acontecendo a Mostra Difusão.

A Mostra Difusão é uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, levando a programação gratuita do evento a mais pessoas. De 25 de março a 24 de abril, pontos de exibição apresentarão os 18 filmes participantes do evento.

A 13ª Mostra é realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os 257 pontos exibidores foram selecionados através de edital do MinC, que credenciou espaços nos 26 estados e no Distrito Federal de diferentes segmentos. E a Biblioteca CEU Heloísa Urt, é um desses pontos de exibição.

Outra novidade é Projeto Transvê Poesias. A biblioteca será um representante local da intervenção literária. O nome do projeto surgiu a partir do verso citado do grande poeta Mato-grossense Manoel de Barros: "O olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê é preciso transver o mundo."

Manoel de Barros

O autor propôs um olhar diferenciado ao mundo, ao passo em que este possa ressignificar as coisas dando um novo sentido aos signos, formas e categorias, permitindo mudar o comum do objeto, e através disso, recriar um entendimento para as coisas sutis que passam despercebidas. Para assim, percebermos o quão forte são as coisas simples da vida.

A intervenção literária Foca na reutilização de garrafas e jornais, levando poesia e incentivando a leitura. As garrafas poéticas ornamentam espaços públicos como praças, postes e árvores, dando um novo olhar, vida a esses locais.

O projeto surgiu em abril de 2014 e com nove anos soma em seu histórico mais de 25 mil e 210 garrafas poéticas espalhadas pelo Brasil e em outros 6 países, gratuitamente. Até o presente momento foram 255 Intervenções Poéticas que aconteceram nos 27 estados brasileiros, distribuídas por 112 cidades.

Para mais informações acesse o instagram @bibliotecaceu.helourt ou o facebook Biblioteca CEU Heloísa Urt.

Confira a programação deste ano.

17 (quarta-feira)

09h30 - Bate papo com a autora Tarissa Marques

15h - Bate papo com a autora Tarissa Marques

18 (quinta-feira)

09h30 Festa à fantasia e novidades no acervo;

15h Festa à fantasia e novidades no acervo;

19 (sexta-feira)

09h30 Gincana Literária;

15h Gincana Literária;

20 (sábado)

09h Bate papo com os jovens autores André Vinicius do Carmo Passos e Eric Santiago Braga dos Santos – O livro das palavras brincantes;

22 (segunda-feira)

09h30 Cadeirão de histórias;

15h Caldeirão de histórias;

23 (terça-feira)

09h30 Gincana Literária;

15h Gincana Literária;

24 (quarta-feira)

09h30 Oficina: Elas contam com elas

09h30 – Oficina com o COMAP

10h30 Cine Literário;

14h Oficina: Elas contam com elas

14h30– Oficina com o COMAP 16h Cine Literário;

25 (quinta-feira)

09h30 – Leitura Maluquinhas – acervo Ziraldo

15h- Leitura Maluquinhas – acervo Ziraldo

26 (sexta-feira)

09h30 – Amistoso de Xadrez

15h - Amistoso de Xadrez