A 18ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP) começou nesta quinta-feira (15) em Corumbá. Na edição deste ano traz como tema central Forte Coimbra, destacando sua relevância histórica, cultural e simbólica para Mato Grosso do Sul. Integrando a programação do evento o tradicional concurso estudantil “Soy Loco por Ti América” premiou os trabalhos vencedores.
Confira os vencedores:
Desenho:
Escola Municipal Delcídio do Amaral - Levy Calleb de Souza Ibarra
Profa. Ercy Cardoso e CEMEI Profa. Telma da Costa Rodrigues - Aluna Julia Tavares Moreira
Escola Rural de Educação Integral Carlos Cárcano e Extensão - Marco Antonio de Souza Moreno
Crônica
Escola Estadual Otacílio Faustino - Juliana Souza Alves
Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho - Anna Lú Aparecida Ledesma de Campos
Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros - Lorena da Silva Moraes
Vídeo:
Escola Salesiana Santa Teresa - Giulia dos Santos Gomes
Escola Estadual 2 de Setembro - Rheverton Rafael Victor da Silva de Arruda
Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho - Wenderson Lucas Correa Monteiro
O “Soy Loco por Ti América” reuniu nesta edição 65 inscrições de alunos da rede pública e privada de ensino. Envolveu a produção de desenhos, crônicas e vídeos por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A proposta foi a de incentivar os alunos a refletirem e expressarem, por meio da arte e da escrita, a importância de Forte Coimbra para a construção da identidade de MS.
A Secretaria Municipal de Educação participou da mobilização e sensibilização entre as escolas de Corumbá (públicas, privadas) e da Bolívia. O número de inscrições foi dividido da seguinte forma: Desenhos: 34 produções, de estudantes do 4º ao 6º ano; Crônicas: 25 textos, elaborados por alunos do 7º ao 9º ano e vídeos: 6 produções, todas do Ensino Médio.
"O concurso ‘Soy Loco por Ti América’ é uma linda forma de unir educação, arte e cultura. É emocionante ver nossos alunos explorando, com tanta criatividade, a história do Forte Coimbra. Parabéns a todos os participantes e escolas pelo envolvimento e dedicação!", disse a secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib.
A avaliação dos trabalhos ficou a cargo de uma comissão composta por especialistas, a cargo do Município de Corumbá, por meio da Escola de Governo – EGOV. Ao todo foram 6 avaliadores de crônicas, 3 de desenhos e 3 de vídeos. A seleção levou em consideração critérios como criatividade, originalidade, adequação ao tema e qualidade técnica das produções.
As inscrições se encerraram no último dia 10 de maio, com expressiva participação da rede municipal de ensino: 21 escolas municipais – entre urbanas e rurais – inscreveram seus alunos, demonstrando o engajamento das unidades escolares com a valorização da cultura local.
O concurso é uma ação educativa de grande importância dentro da programação do FASP, pois promove o protagonismo juvenil, a valorização do patrimônio histórico e o fortalecimento do sentimento de pertencimento regional entre os jovens sul-mato-grossenses.