A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, promoveu na noite de quinta-feira, dia 11 de maio, um evento alusivo ao Dia da Abolição da Escravatura.

Na ocasião o Secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, que estava representando o Prefeito Marcelo Iunes, destacou a importância de políticas públicas voltadas para o tema “Em 2010, o censo do IBGE identificou que 71% da população de Corumbá é preta ou parda. Nós enquanto poder público desenvolvemos inúmeras ações que buscam a Igualdade Racial, para construir uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária.”

O Gerente de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Hesley Santana Salustiano, declarou “Hoje é um dia de reflexão, será que estamos de fato todos libertos das amarras da sociedade em que vivemos?! Qual nosso papel na sociedade?! Temos que levar a nossa cultura, nossa religião, nossos hábitos para todos.”

É fundamental que continuemos lutando contra todas as formas de preconceito, discriminação e desigualdade, especialmente aqueles que foram historicamente oprimidos. Somente assim poderemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos”, complementou o Secretário, Luiz Antônio Pardal.

O evento reuniu inúmeras Casas e Tendas de Religião de Matriz Africana; houve apresentações culturais; participações de ritmos do atabaque e momentos de reflexão.

Dia 13

O dia 13 de maio é uma data marcada na história brasileira como o dia quando, em 1888, a escravatura foi abolida em nosso país. Isso se deu por meio de uma lei conhecida como Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel, e a partir dessa lei, estima-se que mais de 700 mil escravos tenham recebido sua liberdade.

A abolição da escravatura foi resultado da luta realizada pelo movimento abolicionista, pela sociedade civil e pelos escravos durante as décadas de 1870 e 1880. A abolição da escravatura, no entanto, não foi acompanhada de medidas que integrassem a população negra na sociedade brasileira, por isso a data é vista como momento de luta contra o racismo pelo movimento negro.