A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, faz na sexta-feira, 31 de março, a entrega do Prêmio Mulher Helô Urt. Criada pela lei 2327/2013, a premiação homenageia pessoas que se destacaram no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidadania, Personalidade e Sensibilidade de Gênero.

Heloísa Helena da Costa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 de novembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense.

No mesmo dia e local, acontece a apresentação do grupo Sampri. Criado em 2002, o Sampri traz no repertório clássicos da música popular brasileira, composições próprias e o samba de raiz. Formado pelas irmãs Renatinha, Magally e Luciana, nascidas e criadas em Campo Grande (MS), o grupo teve origem nas rodas de pagode da casa dos avós paternos das integrantes e na vontade de fazer música de qualidade ao som de instrumentos como pandeiro, cavaquinho e violão.

Os eventos integram uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A entrega do Prêmio Mulher Helô Urt e o show musical do grupo Sampri acontecem no Jardim da Independência a partir das 19 horas.