Lançada na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, a edição 2023 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) vai atender 1.100 alunos - do 5° ano do ensino fundamental - de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá. São 12 estabelecimentos da área urbana e um da zona rural. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, destacou que em Corumbá, o PROERD “é política pública municipal instituída pela lei nº 2.836 e sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes em julho de 2022. A medida visa ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar além de promover a cidadania e a disseminação da cultura da paz”.

Freitas, que também preside o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Corumbá (COMAD), destacou que Corumbá foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a instituir a Lei do PROERD.

Pela legislação, o programa tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens; ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas. As formaturas dos alunos no curso do PROERD estão previstas para setembro e dezembro.

A secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, explicou que o propósito é esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e professores sobre as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas. “É fundamental um trabalho preventivo, não podemos desistir. Pesquisas mostram a importância e os resultados desse programa”, disse.

“O PROERD vai cuidar das nossas crianças, sementes vão ser plantadas para estes futuros cidadãos. Precisamos plantar estas sementes e, fazemos isso através da educação”, disse o comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Magno da Silva.

Também participaram da solenidade os secretários adjuntos Romy Vasconcelos Canto Rupp (Governo); José Carlos Macena de Britto Júnior (Segurança Pública e Defesa Social); o chefe de Gabinete da Prefeitura, Elbio Mendonça; Isaque do Nascimento (Defesa Civil); os vereadores Alex Dellas; Alexandre Vasconcellos e Manoel Rodrigues e a juíza de Direito, Luiza Vieira Sá de Figueiredo.