Nessa terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o I Acolhimento das Famílias Atípicas da Rede Municipal de Ensino (REME).

Realizado na escola Pedro Paulo de Medeiros, o evento foi marcado pelos relatos de experiências de mães atípicas, descrevendo desde a concepção dos seus filhos, o laudo e o desenvolvimento escolar.

Participaram também alunos da Educação Especial que integram a Rede Municipal de Ensino, que fizeram várias apresentações para os mais de 200 pais e familiares presentes.

“Pudemos perceber o quanto a Educação Especial e inclusiva avançou em nosso município e também traçar metas para avançarmos ainda mais”, afirmou o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, que representou o prefeito Marcelo Iunes no evento.

“As necessidades não se esgotam e nós precisamos ter pessoas entusiasmadas e dedicadas dentro dos espaços públicos para que os avanços realmente aconteçam”, completou o secretário municipal de Governo.

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.