O prefeito Marcelo Iunes participou nesta sexta-feira, 30 de junho, da abertura da Conferência Regional da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, realizado no Centro de Convenções do Pantanal. O evento foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovações, e teve apoio da Prefeitura de Corumbá e da Assembleia Legislativa.

Além do prefeito de Corumbá, também participaram do evento o deputado federal Vander Loubet; o deputado estadual Zeca do PT; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Costa Marques; o superintendente de Agriculta Familiar do Município, Eder Fatah; o secretário executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais do MS, Humberto de Mello Pereira; e o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna.

O diretor-presidente da AGRAER, Washinton Willeman de Souza; o diretor-presidente do INCRA, Paulo Roberto da Silva; a coordenadora-geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul (MDA/MS), Marina Ricardo Nunes; o presidente do Legislativo municipal vereador Bira; e o prefeito de Ladário, Iranil Soares, também prestigiaram a solenidade de abertura da Conferência Regional.

Durante seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes destacou os investimentos feitos na agricultura familiar de Corumbá ao longo dos últimos anos. Pontuou os recursos próprios aplicados na manutenção das estradas que ligam os assentamentos a região urbana, a criação do PAA Municipal e da aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em alimentos produzidos dentro da região.

“Fomos a primeira cidade do Mato Grosso do Sul e uma das primeiras do Brasil a criar o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAA Municipal), que juntamente com o PAA Federal, garante quase R$ 1,5 milhão por ano para que o pequeno produtor tenha para quem vender boa parte de tudo aquilo que cultiva aqui em nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Até 2018 eram cerca de R$ 400 mil do PNAE destinados à agricultura familiar. Já neste ano vamos investir quase R$ 2 milhões com as famílias que produzem aqui na nossa cidade. Isso garante mais recursos para as famílias da área rural e alimento de qualidade para nossas crianças da Rede Municipal de Ensino”, complementou o chefe do Executivo municipal.

Marcelo Iunes lembrou ainda que o Município tem apoiado os produtores, em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR, com a Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Corumbá já desenvolveu as ATeG Hortifruti, AteG Leite, AteG Agroindústria, AteG Prepara, AteG Piscicultura, AteG Pantanal e AteG Bovino de Corte.

E ainda para este ano, a Prefeitura vai construir mais quatro poços na zona rural e restaurar outros 14, além de reformar as escolas Monte Azul e Paiolzinho, tudo com recursos próprios do Município.