O médico Gabriel Alves de Oliveira (PSB) tomou posse no cargo de prefeito de Corumbá na noite desta quarta-feira, 1° de janeiro. Ao lado da vice-prefeita, Bia Cavassa (PSDB), ele prestou o juramento e assinou o termo de posse às 18h56 durante solenidade no Anfiteatro Salomão Baruki, presidida pela vereadora Hanna Santana. Doutor Gabriel foi eleito com 28.394 votos (56,74%) nas eleições de 06 de outubro de 2024.
Em seu discurso, Doutor Gabriel afirmou que assume o cargo de prefeito de sua cidade natal com “imensa gratidão e senso de responsabilidade” e agradeceu a confiança da população: “cada voto recebido foi um gesto de esperança e um compromisso que assumo de corpo e alma”.
Sua gestão, disse o prefeito, será pautada pela “transparência, diálogo e eficiência” com objetivo principal de oferecer melhor serviço à população e fazer com que “Corumbá ocupe o lugar de destaque que merece, não apenas no Mato Grosso do Sul, mas no cenário nacional”.
Gabriel antecipou que serão necessárias “medidas enérgicas para colocar a casa em ordem” em razão da situação “gravíssima” que a Prefeitura se encontra financeiramente. “Vamos determinar a avaliação e revisão de todos os contratos existentes na Prefeitura de Corumbá”, disse.
O novo chefe do Executivo corumbaense também destacou os compromissos à frente da administração municipal. “Nosso primeiro compromisso será com as pessoas, com a saúde. Guiaremos o acesso da população a serviços de qualidade, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e mais distantes. Na educação, vamos transformar a vida de nossas crianças e jovens por meio de escolas estruturadas, professores valorizados e de qualidade. Na infraestrutura, vamos trazer pavimentação das ruas, manutenção das estradas rurais e modernização da cidade, respeitando nosso patrimônio ambiental. No turismo e na cultura, vamos levar o potencial turístico imensurável. E fortaleceremos o turismo sustentável, promovendo nossas festas populares, tradições e belezas naturais. Tudo com sustentabilidade e respeito ao nosso Pantanal. Vivemos em um dos biomas mais ricos e vulneráveis do mundo. Proteger o Pantanal é proteger a nossa casa e nossa identidade. Buscaremos parcerias com governos, organizações e a sociedade civil para garantir o desenvolvimento econômico sem comprometer nossos recursos naturais”.
Doutor Gabriel destacou que fará uma administração “aberta, participativa e inclusiva" e convidou “cada cidadão e cidadã de Corumbá a participar ativamente das decisões, trazendo ideias, críticas e propostas. Juntos, construiremos a cidade mais justa, acolhedora e próspera para todos. Trabalharei incansavelmente para honrar a confiança de cada um”, finalizou o prefeito.