Aconteceu na noite desta sexta-feira, 1º de setembro a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento que reuniu centenas de pessoas ligadas ao cenário, contou com diversas manifestações culturais, como: dança, música, artesanato, cortejo e ciranda pantaneira.

O Diretor Presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz destacou a profunda influência da cultura em nossas vidas, afirmando: “Os agentes culturais estão constantemente voltados para o próximo, reconhecendo o potencial transformador da arte e da cultura. Através da cultura, aprendemos o que significa ser humano”.

O Secretário de Governo, Luiz Antônio Paral, enfatizou a relevância da Conferência, afirmando: 'Este evento é uma grande plenária de discussões sobre os rumos que queremos para manter Corumbá na vanguarda da cultura, tanto no cenário estadual quanto nacional. Temos orgulho do nosso sistema municipal de Cultura, que é sólido, democrático e eficiente, algo que muitos municípios não possuem”.

Joilson acrescentou: “Precisamos debater questões relacionadas ao desenvolvimento local e nacional, já que a cultura desempenha um papel crucial ao provocar mudanças e impulsionar a economia. Vamos abordar temas como identidade, memória, patrimônio, mas também promover a valorização da diversidade e acessibilidade”.

No dia 02, sábado, será discutido 6 eixos, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e às Linguagens Digitais (Eixo 6).

A 4ª CMCC tem o objetivo promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais, potencializando o alcance das demandas municipais, a partir da elaboração de propostas consistentes e a participação dos delegados locais na Conferência Estadual de Cultura e, se possível, na Conferência Nacional de Cultura.