Na manhã de hoje, 10 de outubro, 41 alunos deram início ao Curso de Formação dos Guardas Municipais aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos.

O evento marca uma nova etapa da Guarda Civil Municipal, os alunos matriculados realizarão um curso de 476 horas, alinhado à matriz curricular nacional e às normas vigentes. O curso O Curso, de caráter eliminatório e classificatório, incluirá módulos de educação física, armamento e tiro, todos supervisionados pela Polícia Federal, garantindo um preparo rigoroso e eficiente para os novos guardas.

O Promotor de Justiça, Luciano Bordignon Conte, destacou a evolução das atribuições da Guarda Municipal ao longo dos anos. “Embora a criação das Guardas Municipais tenha enfrentado resistência, a realidade se impôs. O que começou como vigilância patrimonial agora integra o sistema de segurança pública. Aqui em Corumbá temos importantes iniciativas, como a Patrulha Maria da Penha e rondas, que desempenham um papel fundamental na nossa comunidade”, afirmou.

O Tenente Coronel César Freitas Duarte, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, ressaltou que Corumbá foi pioneira na criação da Guarda, conforme a Lei Municipal 1068/90. Ele enfatizou as melhorias na gestão atual, com a aquisição de viaturas, uniformes e armamentos, além do planejamento desde 2021 para o concurso. “A Guarda está caminhando para uma Polícia Municipal, nosso objetivo é ampliar os serviços, incluindo uma guarda ambiental e atuação em posturas municipais, visando resolver questões como o lixo que afetam a cidade e o meio ambiente”, completou.

Miguel Soares, Superintendente da Guarda Civil, deu boas-vindas aos novos alunos, enfatizando a importância da dedicação durante o curso. “O conhecimento adquirido aqui será vital para o trabalho no dia a dia. Precisamos de pessoas comprometidas e dispostas a fazer a diferença na vida da população, tanto na zona urbana quanto rural”, concluiu.

A aula inaugural coincide com o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituído pela Lei Federal nº 12.066 de 2014, celebrando o importante papel das guardas municipais em todo o Brasil.