No próximo sábado, 22, será realizado o curso de educação infantil ambiental no espaço da Biblioteca CEU Heloísa Urt. A Iniciativa é voltada a professores da educação infantil e demais profissionais envolvidos com educação ambiental.
Estão sendo oferecidas mais de mil vagas em diversos Estados brasileiros. A formação em justiça climática é proposta pela coordenação geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade (CGAMS), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades públicas, secretarias de Educação e movimentos sociais.
O objetivo geral do curso é contribuir com ações pedagógicas que garantam a defesa das crianças e de seus territórios, além de permitir novas formas de pensar e de agir comprometidas com a qualidade da vida na Terra e com a justiça ambiental. O curso iniciou em setembro de 2024 e irá até março de 2025.
A programação prevê uma carga horária de 180 horas, sendo 140 horas realizadas a distância via plataforma de aprendizagem (Avamec). E as demais 40 horas serão cursadas de forma presencial, divididas em quatro encontros de oito horas cada, nos polos localizados nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Veja, abaixo, a programação do Polo Corumbá-Região Centro-Oeste:
POLO CORUMBA/MS
Dia 21 – Noite Local: Unidade II Campus do Pantanal da UFMS
18h - Café Coletivo
18h30 - Chegança
19h -Oficina: Educação Ambientais no âmbito do IBАМА, Bonatto com Thainan
20h - Roda de conversação: onde moram e brincam as crianças? O que elas dizem do lugar que habitam? Com Professor Jesús Jorge
21h30 - Encerramento
Dia 22 – manhã Local: Praça CEU
07h30 - Alvorada Literária com a Professora Jusley Sousa
08h - Roda de estudos dialógicos dos referenciais do Módulo IV, com Fernanda Ribeiro e Simone Benites.
09h30 - Café na Biblioteca
10h - Oficina Fios, nós e tessituras... o registro da experiência formação.
11h - Feira de Trocas Solidárias e Despedida Brincante.