O Ministério da Educação (MEC) selecionou o Município de Corumbá em edital que destaca Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral em todo o país. O resultado divulgado na última sexta-feira, 18 de julho, pelo órgão do Governo Federal.
O “Projeto Correndo por Corumbá”, desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Rachid Bardauil, foi selecionado nas categorias Mostra Nacional e Mapa de Experiências.
O “Correndo por Corumbá” é um projeto que proporciona aos estudantes do Ensino Fundamental I vivências práticas no atletismo. Para além do desenvolvimento motor e da resistência física, o projeto promove a integração entre os alunos e reforça valores como disciplina, respeito, cooperação e inclusão, com base na metodologia de Matthiesen.
A experiência integra aulas semanais com ênfase interdisciplinar sobre a corrida, envolvendo componentes como Educação Física, História, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. A culminância da ação será a realização da Corrida da EMEI Rachid Bardauil, no dia 31 de agosto, evento que celebra o aprendizado, o esforço e o engajamento dos estudantes.
“Dividido em quatro fases, o projeto é um exemplo de como a educação integral está sendo aplicada de forma efetiva e criativa nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre as etapas do projeto integrou a Corrida do Urucum, organizada pela EMREI Carlos Cárcano e que contou com estudantes da EMEI Rachid Bardauil”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib.
Por ser selecionado para a Mostra Nacional, o projeto será apresentado nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, será incluso no Mapa de Experiências Inspiradoras fazendo parte da de publicação nacional que vai destacar iniciativas de impacto na educação básica.
Corumbá divide esse reconhecimento com outros municípios de Mato Grosso do Sul também selecionados, como Campo Grande, Ladário e Maracaju.
A seleção foi realizada com base no Edital nº 02/2024, que integra o Programa Escola em Tempo Integral, desenvolvido em parceria com a UFMG. A iniciativa visa ampliar a oferta de matrículas em tempo integral, especialmente em escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade.