Acontece em Corumbá, nos dias 03 e 04 de outubro, o II Encontro os Municípios de Fronteira: Realidades e Perspectivas, o evento que acontece no Centro de Convenções do Pantanal.

Durante abertura, que contou com representantes da Bolívia de do Governo do Estado de Mato Grosso, o Procurador-Geral do Município, Alcindo Cardoso do Vale Junior, que representava o Prefeito Marcelo Iunes, destacou a importância de fortalecer a integração das redes de atenção, atendimento e acolhimento nos variados órgãos de proteção, nas esferas competentes.

A programação conta com palestra com o Professor Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira “Migração Sul e os Impactos nas Políticas Públicas Brasileiras em Fronteiras. Além de oficinas setoriais, nas áreas da saúde, educação e assistência social, para troca de experiências e construção de redes.

O Encontro foi uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, COMAIRA em parceria com o MIGRAFRON – Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais, com apoio do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas.

Protocolo de Acolhimento

Corumbá conta com um Protocolo de Acolhimento ao Migrante voltado às áreas de Educação e Assistência Social. O documento foi elaborado em maio deste ano pela Prefeitura de Corumbá, pelo Comitê de Atenção ao Imigrante, Refugiado e Apátrida (COMAIRA) e articulado com o Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).