O prefeito Marcelo Iunes participou do lançamento regional do Plano Estadual de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul – “MS + CRIATIVO”. Realizado na noite da quarta-feira, 02 de agosto, o evento apresentou como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), está conduzindo a elaboração do plano que servirá de base para a criação da 1ª lei estadual de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul.

Para a criação lei, serão promovidos oito encontros regionais – entre 31 de agosto e 21 de novembro – para colher propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região (secretários municipais e colaboradores das áreas Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, artistas, artesãos, realizadores de eventos, festas tradicionais e festivais, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia, moda e tecnologia, e demais parceiros) para subsidiar o Plano Estadual de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul – “MS + CRIATIVO”.

Todas as proposições definidas regionalmente serão debatidas em Campo Grande no dia 05 de dezembro no Encontro Estadual, quando será formalizado o Plano para posterior envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa. O Encontro Regional de Corumbá está marcado para a quinta-feira, 31 de agosto, das 08h às 18 horas.

“Tenho certeza que o programa “MS + Criativo” será um divisor de águas para nosso Estado. Com a participação efetiva de toda comunidade, vamos juntos viabilizar ainda mais desenvolvimento para nossa cidade, nossa região e todo nosso Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito Marcelo Iunes. “Isso vai refletir na formação de uma política governamental realmente inclusiva, ampla e que vai atender todos os 79 municípios sul-mato-grossenses”, ressaltou o prefeito de Corumbá.

“Agradeço ao Governo do Estado por trazer essa discussão para junto da nossa população e por fazer de Corumbá a primeira cidade receber o debate em torno da formulação do Plano Estadual de Economia Criativa”. Parabenizo o governador Eduardo Riedel e o secretário Marcelo Miranda (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) pela iniciativa”, completou o chefe do Executivo Municipal, que participou do lançamento acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Para o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, a realização dos encontros regionais reflete a diretriz municipalista da administração do governador Eduardo Riedel. “Este lançamento regional, com os devidos encontros regionais, mostram que ao invés de simplesmente montar um plano estadual e enviar para aprovação da Assembleia Legislativa, o Governo Riedel quer discutir in loco as necessidades de cada região.

O superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, Decio Coutinho, que comanda a elaboração do Plano Estadual disse que a participação popular é fundamental para o sucesso da iniciativa. “É essencial, a criatividade vem das pessoas. Se a gente quer traçar um plano para que o estado seja cada vez mais criativo, nada melhor que ouvir essas pessoas que são criativas. Então a importância é gigantesca, porque a gente vai ter a resposta das pessoas para o que elas precisam de verdade. Muitos planos não funcionam porque são feitos num gabinete atrás de uma mesa, sem ouvir a comunidade. A gente não acredita nisso, então nós vamos trabalhar ouvindo 79 municípios, toda população que puder participar, para que a gente tenha um plano que seja real, que seja verdadeiro e que traga os anseios da comunidade”, pontuou.