A Prefeitura de Corumbá promove nesta sexta-feira, 11 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorre até as 16 horas no auditório do Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), no bairro Dom Bosco, e tem como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

A conferência marca duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e busca ampliar e fortalecer as políticas públicas do setor. Instância deliberativa da Política Nacional de Assistência Social, o encontro é um espaço de participação popular. Durante a programação, serão eleitos os delegados que representarão o município na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o segundo semestre.

Organizado em cinco eixos temáticos, o evento discute a universalização do acesso aos serviços com equidade, inovação na gestão descentralizada, integração de benefícios e serviços, valorização da participação social e sustentabilidade financeira do SUAS.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, destacou o caráter democrático da conferência. “Este é um espaço para a construção coletiva de políticas públicas que visam garantir o bem-estar e a justiça social. O SUAS tem sido um marco na garantia de direitos e na proteção social de milhares de brasileiros”, afirmou.

Bia também ressaltou a parceria com o município vizinho de Ladário para o fortalecimento da rede de proteção social. A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Ladário, Roberta Ramunieh, participou da Conferência.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rigoberto Borges de Abreu, destacou o papel histórico da política de assistência. “Celebramos não apenas duas décadas do SUAS, mas também o compromisso coletivo com uma sociedade mais justa. Deixamos o assistencialismo para trás: a assistência social é um direito, não um favor”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Roberto Façanha reafirmou o apoio do Legislativo às políticas públicas do setor. “Acredito que vamos evoluir nesta conferência, trazendo ideias para aprimorar o SUAS em Corumbá. Temos destinado emendas parlamentares, na medida do possível, para apoiar entidades que atuam na área”, disse.

A conferência é realizada com apoio do Conselho Municipal de Assistência Social e reúne gestores públicos, representantes de entidades sociais e usuários do sistema. As propostas aprovadas serão encaminhadas à etapa estadual e poderão integrar a pauta da conferência nacional, prevista para ocorrer em Brasília.

Programação

Apresentação dos 20 anos do SUAS em Corumbá

Palestra magna: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”

Leitura e aprovação do regimento

Grupos de trabalho

Almoço

Apresentação e votação das propostas

Eleição dos delegados para a conferência estadual

Avaliação da 15ª Conferência

Coffee break

Encerramento