Acontece nesta sexta, dia 1º de setembro a 3ª capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, com o tema “Desafios e possibilidade de enfrentamento”.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância de Corumbá sediar o evento. “Agradecemos a presença de todos, e a realização este evento aqui em nossa cidade, onde reunimos profissionais de Corumbá, Ladário e Miranda. No contexto das politicas públicas, o enfrentamento à violência tem destaque, criamos há 4 anos a Patrulha Maria da Penha e temos uma rede atuante, que sempre está pronta para atender, onde cada um sabe a importância do seu papel. E em 2021 criamos e publicamos as Diretrizes para o Atendimento às Mulheres Vítimas de violência”.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Cristiane Sant’anna de Oliveira, contou que atou na cidade por mais de 12 anos “Sou de Corumbá, e já estive na ponta, no lugar de vocês, temos que lutar para que nosso Estado seja referência no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher”.

A Defensora Pública Zeliana Luzia enfatizou que o feminicídio representa uma tragédia que poderia ter sido evitada. Ela destacou a importância de unirmos nossos esforços para combater esse crime.

Durante dia serão realizadas as palestras: Construção Social de Gênero, com a psicóloga, Keila de Oliveira Antônio; Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, com a Defensora Pública, Zeliana Luzia; Direitos Reprodutivos e Sexuais, com a assistente social, Elaine de Oliveira França; Violência Sexual Contras Mulheres, com a Defensora Pública, Zeliana Luzia; e a Atuação da rede de atendimento à mulher, com a assistente social, Elaine de Oliveira França.

O evento é uma realização da Defensoria Pública de MS, Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher-NUDEM, Governo do Estado de MS.