Corumbá está entre os 11 municípios selecionados pelo projeto ‘O contexto do desenvolvimento urbano no Mato Grosso do Sul: evidências, contrastes e resultados para estímulo às Cidades Inteligentes’. Financiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), a pesquisa foi apresentada esta semana à Prefeitura de Corumbá.

“A ideia desse projeto é criarmos instrumentos que vão auxiliar a gestão pública, de todo o Estado, no sentido de melhorar as cidades para o futuro. E isso envolve meio ambiente; educação; turismo, um conjunto de indicadores para que possamos formar um instrumento de gestão, que chamamos de índice de maturidade, útil para os gestores públicos de todas as prefeituras do estado do Mato Grosso do Sul. Esse índice permitirá uma visão do que é feito no âmbito da gestão pública municipal. A partir daí, as experiências de Corumbá, como de outros municípios, vão servir para outras milhares de cidades em todo o país”, explicou o pesquisador de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e coordenador do projeto, professor doutor, Ailton Souza.

Em relação a Mato Grosso do Sul, a pesquisa busca priorizar os aspectos que o Estado e seus municípios, têm de mais forte, ressaltou o coordenador do projeto. “Corumbá tem o Pantanal e não é só meio ambiente. O meio ambiente é um elemento central e dado às características do estado do Mato Grosso do Sul serem de caráter mais agrário. Tentamos dar essa visão ao debate. Muitas vezes em função desse perfil, Mato Grosso do Sul fica fora. Entendemos que as cidades precisam fazer parte desse debate, com aquilo que elas têm a oferecer. Então, seja no meio ambiente ou numa experiência urbana, a gente quer um instrumento que contemple estas cidades”, finalizou o pesquisador e coordenador do projeto ‘O contexto do desenvolvimento urbano no Mato Grosso do Sul: evidências, contrastes e resultados para estímulo às cidades Inteligentes’.

A pesquisa foi apresentada para Ana Cláudia Boabaid (diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal); Elisângela Sienna da Costa Oliva (diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal); Romy Vasconcelos (secretária adjunta de Governo); José Carlos Macena de Britto Júnior (adjunto de Segurança Pública e Defesa Social); Paulo Narimatsu (superintendente de Planejamento e Orçamento); Ligia Rizzo (assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável) e Luiz Francisco Batista Valdonado (assessor executivo da Fundação de Turismo do Pantanal).