Os municípios de Corumbá e Ladário protagonizaram um importante passo na valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao serem os primeiros de Mato Grosso do Sul a lançarem oficialmente o "Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos". A solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira (4), no auditório da Unicesumar, reunindo gestores, educadores, representantes da comunidade e parceiros institucionais.


O evento marcou o compromisso das duas cidades com a inclusão educacional e o fortalecimento da EJA, contando com a participação ativa da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) do Estado. A programação incluiu momentos culturais, falas de autoridades e reflexões estratégicas sobre os desafios da modalidade, com foco em superar o analfabetismo e garantir o acesso à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos.


A EJA é ofertada em Corumbá nas escolas municipais Ângela Maria Perez, Clio Proença, José Souza Damy e Pedro Paulo de Medeiros. As unidades recebem apoio financeiro e pedagógico, formação de professores e materiais didáticos por meio de ações previstas no pacto.


Conforme dados do IBGE, a taxa de analfabetismo em Corumbá é de 4,65%, enquanto em Ladário chega a 4,14%. O pacto surge como uma resposta direta a essa realidade, com políticas estruturadas para combater o analfabetismo e ampliar a escolarização de jovens e adultos.


Dados já demonstram um aumento na procura pela modalidade em Corumbá. De acordo com a supervisora do Núcleo de Ensino Fundamental II/EJA, Ana Cláudia Gonzaga, atualmente a Rede Municipal de Ensino atende 404 alunos, 39,31% a mais de matriculados em comparação ao ano anterior.


A secretária Municipal de Educação, em sua fala, reforçou o compromisso de Corumbá não apenas na oferta das vagas na EJA. “Temos que trabalhar na permanência desses estudantes na EJA, para que possam se formar”, disse lembrando que o desafio envolve a divulgação ampla para a população da modalidade.


O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, também participou da solenidade juntamente com a Secretária Municipal de Educação de Ladário, Fernanda Salgado da Cunha Borges. Representando o prefeito de Corumbá, o Procurador-Geral do Município, Roberto Lins, destacou a importância da iniciativa. “A única maneira de a gente progredir neste país é por meio da Educação. É um divisor de águas”, disse.


Houve também uma palestra ministrada pelo Professor Dr. Alexandre Cougo de Cougo e Professora Dra. Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza com o tema "Diálogos sobre o Pacto EJA: Inclusão, Desafios e Perspectivas", mediada pelo Prof.Cleverson Moraes da Silva Gerente de Gestão de Políticas Educacionais na Rede Municipal de Ensino de Corumbá.


Instituído pelo Decreto nº 12.048, de 5 de junho de 2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo representa um marco na política pública de EJA. Entre as ações destacam-se o PDDE Equidade-EJA, que possibilita a criação de espaços adequados nas escolas, e a distribuição de livros e materiais didáticos pelo PNLD EJA. Além disso, o Fundeb ampliado garante mais recursos para escolas com matrículas na modalidade.


Ao lançarem oficialmente o pacto, Corumbá e Ladário reafirmam o compromisso com uma educação mais inclusiva, equitativa e transformadora, apostando na força da coletividade para construir um futuro com mais oportunidades e menos desigualdade.