A Prefeitura de Corumbá, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), deu início nesta segunda-feira, 24 de novembro, a um mutirão de atendimento voltado a migrantes e refugiados. A iniciativa visa acelerar a regularização documental de estrangeiros em situação de vulnerabilidade e ocorre na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
O serviço segue até a próxima sexta-feira, dia 28, com atendimentos das 09h às 16 horas. O foco é a regularização migratória, competência federal que permite o encaminhamento dos estrangeiros à Polícia Federal.
De acordo com Marcelo Batista de Souza Rocha, servidor da DPU de Campo Grande que integra a ação, o objetivo é mapear as dificuldades locais e orientar o fluxo de entrada. "Corumbá é uma porta de entrada no nosso estado e o fluxo é muito grande. Viemos entender a situação para passar orientações", afirmou.
Para o atendimento, a orientação é que os migrantes apresentem qualquer documentação de origem que possuam. Além da base na Secretaria de Assistência Social, a equipe fará visitas pontuais ao Centro Pop.
Passagem e Acolhimento
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Bia Cavassa, ressaltou que a maioria dos atendidos utiliza Corumbá apenas como rota de passagem. "Recebemos muitos migrantes indocumentados. A ação é importante para que eles possam se regularizar e seguir viagem para seus destinos", disse.
Ela destacou que o município já mantém a Casa do Migrante para acolhimento, mas que a presença da DPU agiliza a parte burocrática que o município não tem competência para resolver sozinho.
Na primeira quinzena de outubro, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira discutiu medidas para aprimorar a estrutura do posto da DPU em Corumbá e garantir a continuidade do atendimento à população. A reunião com o chefe da Defensoria Pública da União (DPU) em Mato Grosso do Sul, defensor público federal Vinícius Santana Rissato, aconteceu no gabinete da Prefeitura.
Serviço
Mutirão de Atendimento a Migrantes (DPU e Prefeitura)
Quando: De segunda, 24, a sexta-feira, 28, de novembro.
Horário: Das 09h às 16 horas
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Endereço: Rua Cuiabá, nº 1.042 (entre ruas Frei Mariano e 15 de Novembro), Centro.