O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social realizada na manhã desta sexta-feira, 07 de julho, no Centro de Convenções do Pantanal. Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos, o SUAS que queremos”, o evento discute cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda.

A 14ª Conferência visa avaliar a política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema, reafirmar o compromisso de todos os envolvidos com a lei orgânica da Assistência Social e discutir as responsabilidades do poder público e do conselho na efetivação dessa política.

“Estamos aqui para avaliar o funcionamento da nossa Rede, para destacar o que está dando certo e também para colhermos propostas que possam ampliar e qualificar o atendimento. Precisamos estar prontos para oferecer o acolhimento e a atenção que nossa população merece, sempre muito respeito e dignidade", disse o prefeito Marcelo Iunes em seu discurso de abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Iunes apontou que o fato de Corumbá ser uma cidade fronteiriça leva à necessidade de atenção aos imigrantes. “Nossa Rede de Assistência Social precisa estar pronta para atendê-los, independente da sua origem. Somos reconhecidos nacionalmente pela nossa hospitalidade, e isso precisa ser estendido para quem está em situação de vulnerabilidade social”.

"Tenho certeza que essa Conferência Municipal vai ajudar nossa Corumbá a se tornar uma cidade ainda mais acolhedora e mais humanizada. Que os trabalhos sejam desenvolvidos da melhor forma possível, sempre com foco no cidadão, com foco no povo corumbaense", afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, pontuou que nos últimos quatro anos o financiamento social passou por um processo de desconstrução. "Precisamos lutar para que tenhamos esse financiamento devidamente taxado por mês. É sempre um pedido do prefeito para ministros, deputados para que exista uma PEC, uma lei com valor fixo que a gente possa trabalhar. Nesses quatro anos aqui, a Assistência só continuou trabalhando graças aos recursos próprios do Município e do Governo do Estado que contribiu conosco", disse.

"Nos últimos anos a política de assistência social sofreu diversos processos de enfraquecimento. Diante disso, temos desafios na reconstrução sobre uma perspectiva de retomada democrática e republicana. É importantíssimo que nesta Conferência, consigamos levantar ideias, apurar a nossa realidade para que possamos levar nossas propostas para as esferas estadual e federal", afirmou o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Alex Dellas, ressaltou que a Constituição Federal "estabelece que a Assistência Social é direito de todos, de todo cidadão, mas é dever do Estado" e a Conferência é o espaço para indicação de proposições que permitam "melhoria no funcionamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), com intuito de melhor prestação do serviço para a sociedade e sua parcela mais vulnerável".

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rigoberto Borges de Abreu, declarar aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Ele destacou que a A Conferência é um momento em que usuários do SUAS, trabalhadores, prestadores de serviços, conselheiros e gestores podem debater propostas para o avanço e aprimoramento das Políticas Públicas no município, Estado e União.

A palestra de abertura da 14ª Conferência Municipal, feita pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, frade Sérgio Wanderly Silva, abordou a Reconstrução do SUAS, o Sistema Único de Assistência Social. Na tarde de hoje, acontecem as discussões das propostas por eixos e a escolha dos delegados que terão voz e voto na escolha das propostas finais e que irão representar Corumbá na etapa Regional.

Também acompanharam a abertura da Conferência os secretários Beatriz Assad (Saúde); Genilson Canavarro de Abreu (Educação); Cesar Freitas Duarte (Segurança Pública e Defesa Social); Shirley Monterisi Ribeiro (adjunta de Assistência Social e Cidadania); Álvaro Bernardo de Lima (adjunto de Finanças e Orçamento); José Carlos Macena de Britto Júnior (adjunto de Segurança Pública e Defesa Social); Mariluce Leão (adjunta de Saúde); e os diretores-presidentes Elisângela Sienna da Costa Oliva (Fundação de Turismo do Pantanal) e Marconi de Souza Júnior (Agência Municipal Portuária).