Em reunião com vereadores da base do governo, o prefeito Marcelo Iunes discutiu adequações no projeto de lei que autoriza o Município a aderir à Linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 09 de fevereiro. Ficou acertado que a Prefeitura encaminhará, para avaliação dos vereadores, os projetos das ações que serão contempladas pelos recursos a serem disponibilizados pela CEF.
O projeto de lei, enviado ao Legislativo Municipal, prevê a utilização da linha de crédito em ações de infraestrutura urbana. Serão contemplados os seguintes projetos: Programa Reviva Corumbá; Praça Alameda Vulcano; Praça do Bairro padre Ernesto Sassida; Praça do Bairro Aeroporto (Nova); Drenagem Bacia Firmo de Matos; Drenagem Bacia Madesul; Alargamento da Rua 15 de Novembro e Fechamento de Galeria; Praça do Detran e serviços de reforma e ampliação em próprios municipais como o Poliesportivo da Porto Carrero; Parque Nação Zumbi e Paço Municipal.
Acompanhando a reunião, o Secretário Municipal de Finanças e Orçamentos, Luiz Henrique Maia de Paula, frisou que o Orçamento 2024 do Município já está em execução e que o encontro com os parlamentares possibilitou considerar a viabilidade de cada projeto, a ser debatido pelo Legislativo Municipal, relacionado à linha de crédito da Caixa Econômica Federal.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Ubiratan Canhete de Campos (Bira), classificou a reunião com o prefeito como “muito positiva” para os parlamentares. “Nós tínhamos algumas dúvidas com relação ao projeto de lei que foi apresentado, principalmente com relação aos projetos que seriam contemplados; forma de pagamento e capacidade de contributiva do Município. Então, antes de votarmos um projeto de tamanha relevância, pedimos uma reunião com o prefeito e equipe de finanças para esclarecermos alguns pontos. Foi positivo nesse sentido, agora sabemos quais ações o Executivo vai contemplar e definimos que a própria Prefeitura vai nos passar um laudo com a capacidade de arrecadação frente ao novo empréstimo que a Prefeitura pretende contrair. Acredito que vindo esse laudo, vindo essas respostas, teremos tranquilidade muito maior em colocar em pauta e aprovar um projeto que ele tamanha importância. Ficou tudo muito bem encaminhado e foi uma reunião muito positiva”, finalizou Bira.
Também participaram da reunião os vereadores Allex Dellas; Roberto Façanha; Genilson José; Elio Júnior e Gaúcho da Pró-Art.