Os minutos finais da competição adulta do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá (FIPEC 2023) consagraram a equipe ‘Goiana’ como a grande campeã deste ano. “Foi no finalzinho, faltando 30 trinta minutos, a gente conseguiu pegar os dois peixes que fizeram a diferença na pontuação”, contaram os campeões Artur Antunes; Hugo Lopes Borges; Maurício Júnior e Hamilton Álvaro Brandão. Além do troféu, eles levaram para casa premiação de R$ 2 mil. Todo o FIPEC foi disputado na modalidade pesque e solte.

“Esse ano foi diferente, tinha mais competidores e o dia estava difícil. O nível do rio estava mais baixo; um companheiro nosso começou a passar mal e quando estávamos em um ponto mais acima o motor deu problema. Mas, graças a Deus conseguimos superar as dificuldades”, contou Artur Antunes, um dos quatro integrantes da equipe campeã do FIPEC 2023. A equipe era formada por produtores rurais e guias de pesca de Goiás.

O segundo lugar ficou com a equipe ‘Julia & Safieh’ (484 pontos); que recebeu R$ 1 mil e troféu. A equipe ‘Bode Bruto’ (412 pontos) foi a terceira colocada e teve direito a R$ 500 de prêmio além do troféu.

Maxwell Antunes Maciel, árbitro da prova, destacou que este ano a área permitida para pesca foi ampliada, chegando a um total de 15 quilômetros de extensão. Ele constatou o cumprimento da regra do pesque e solte com os competidores “realizando o correto manuseio do peixe”. Ressaltou que este ano houve maior quantidade de exemplares de peixes e salientou que o “rio estava mais seco que na edição do ano anterior”. Em 2022 o FIPEC foi realizado no final de maio.

As 274 equipes participantes do FIPEC 2023 – número recorde – pescaram e soltaram 33 palmitos; 18 cachorras; 12 jaús; 08 dourados; 07 piaparas; 06 pintados; 04 pacus; 04 barbados; 04 jiripocas; 04 piraputangas; 03 cacharas; 03 piavuçus e 01 jurupensen. Totalizando 107 unidades de pescados. O troféu de maior exemplar foi para a equipe ‘Adventure Tur IV’ capturou um pintado de 105 centímetros, que rapidamente foi devolvido para as águas do rio Paraguai.

Todos os inscritos também participaram do sorteio de mais de 100 mil em prêmios, entre eles um carro zero km, uma moto zero km, barco de alumínio, celular e tablet. A equipe ‘Garrido & Amigos’ ganhou a moto. O carro zero km foi para a equipe ‘Castro Beer’ formada por Marcelo, Ane Caroline, Adonias e Igor. “Nossa busca principal era o peixe, mas fomos sorteados com o carro. Graças a Deus tivemos sucesso. Esse campeonato trouxe uma emoção muito grande para a gente. Parabenizamos a organização, a Prefeitura Municipal de Corumbá pelo excelente evento”, disseram os sorteados com um carro (Gol).

Sucesso e recorde

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, representou o prefeito Marcelo Iunes na premiação do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá 2023. Ele avaliou que o FIPEC "foi sucesso total, registramos recorde de participantes na pesca adulta e infantil. Além disso, o evento não se resumiu apenas ao ato de pescar. Houve a conscientização sobre a importância do pesque e solte, para garantir a manutenção do nosso estoque pesqueiro; e do turismo contemplativo. Também permitiu a geração de renda e emprego para nossa população. Foi um grande sucesso e acredito que o prefeito Marcelo Iunes, juntamente com toda sua equipe, vai se engajar cada vez mais para melhorar este evento a cada ano”.

Presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, confirmou o sucesso do FIPEC 2023. “O prefeito Marcelo Iunes nos deu a orientação e hoje pode se dizer que o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá se consagrou em nível nacional e até internacional. O FIPEC não contempla só o turismo, ele fomenta a nossa cidade; leva nosso Pantanal mundialmente. O FIPEC já entrou no calendário e foi um sucesso mais uma vez”, disse.

O presidente da ACERT, Luiz Antônio Martins, avaliou que o festival foi um grande sucesso, realçando que o evento deve começar todo ano abrindo a temporada de pesca esportiva de Corumbá. “Em nome da ACERT queremos agradecer ao prefeito Marcelo Iunes por aprovar a nossa sugestão de fazer o festival em fevereiro, quando estamos reiniciando a nossa temporada, reforçando assim a nossa proposta de incentivar o pesque e solte no Pantanal”, disse.

O FIPEC

O FIPEC 2023 é realizado pela Prefeitura de Corumbá e pela Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e apoio cultural da Ala Telecom ,Yamaha, K&D, Unipav, Agesa, Gazin, MCR – Mineração, Atacadista Mega, Rede Faleiros Postos e Serviços, 3A Mineração, Mpp (4B), Grupo Janjão, Casa de Carne Dom Aquino, Tentação, Dolce Café, Santo Onofre, E&M Serviços, Oficina Dois Irmãos, Moinho Real, Allex Della, Elinho Júnior, Samyr Qualhada.