A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Especial de Inclusão (NEEI), realizou nessa quarta-feira, 22 de maio, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a I Roda de Conversa com Famílias Atípicas.

O evento consiste no acolhimento para com as famílias pertencentes a Rede Municipal de Ensino (REME), que têm crianças ou adolescentes com deficiências, transtornos ou síndromes, laudados ou em investigação.

Esta roda de conversa tem como objetivo cuidar de quem cuida, reunindo as famílias, cuidadores, professores, apoios, para compartilhar vivências. Falar da rotina, das dores, das demandas, angústias e nós escutarmos.

Aqui um cuidador apoia o outro, troca de experiências, de incentivos e aconselhamentos é extremamente importante”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo de Provenzano de Arruda Brum.

A Saúde mental dos cuidadores, pais e responsáveis, muitas vezes se colocam em segundo lugar, pois estão focados nos filhos, e, muitas vezes, o cuidador também precisa se cuidar. Precisa estar bem para poder cuidar de outro alguém.

O cenário mais favorável para o desenvolvimento de crianças atípicas envolve a parceria bem sucedida de três elementos: família, escola e profissionais responsáveis pelo suporte terapêutico”, reforçou Maria do Carmo.