Corumbá celebra amanhã, 02 de fevereiro, o dia de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira do município. A data é feriado municipal decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. O Dia da Padroeira de Corumbá também está incluído no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.

A Missa das Autoridades será celebrada às 10h30, na Catedral de Nossa Senhora da Candelária. Para esta sexta-feira, dia 02, as celebrações da Padroeira terão a celebração de missas; carreata com a imagem da padroeira de Corumbá; almoço com show musical; procissão luminosa e show musical.

Ainda nesta quinta-feira, dia 02, estão previstas missas 06h, iniciam as missas em celebração à Nossa Senhora da Candelária, depois às 07h30, 09h, 15h, 16h30 e 18h. Ainda estão programadas carreata com a imagem da padroeira de Corumbá; almoço com show musical além de procissão luminosa seguida da missa solene, a partir das 19h, e show musical.

A Matriz

Reformada pela Prefeitura de Corumbá, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por seis anos.

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Programação da Festa de Nossa Senhora da Candelária

06h - Santa Missa

Convidados: Comunidade Nossa Senhora Aparecida

07h30 - Santa Missa