Implementado pela Prefeitura de Corumbá em abril do ano passado, a Carta de Serviços Digital foi destaque no 2º Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado em Campo Grande. O projeto, todo desenvolvido por servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação do Executivo Municipal, foi selecionado como Projeto Inovador 2024.

A Carta de Serviços ao Cidadão tem como principal objetivo desburocratizar o acesso do cidadão e de empresas aos serviços da Prefeitura de Corumbá. O instrumento trata-se de um portal digital que permite ao munícipe consultar uma série de serviços que são ofertados de maneira virtual ou presencial.

Por meio da Carta de Serviços ao Cidadão é possível realizar a consulta dos mais de 300 serviços oferecidos pela Prefeitura, bem como todas as informações relativas aos locais de Realização desses serviços. Todos esses procedimentos podem ser efetuados, em poucos cliques, no endereço eletrônico: corumba.ms.gov.br/carta-de-servicos.

No Congresso Estadual, o projeto de Corumbá foi apresentado pelo servidor Marcos Brandão, técnico de desenvolvimento web, que recebeu o diploma e troféu das mãos do presidente da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho.

“A Carta de Serviços tem como objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pela instituição e as formas de acessá-los. Ela também prima por detalhar os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público, sendo objeto de atualização periódica e de permanente divulgação, mediante publicação na página do órgão ou entidade na internet”, detalhou Marcos.

Ainda segundo o servidor, o que diferencia da Carta de Serviços de Corumbá é que ela é totalmente online e disponibilizada no endereço eletrônico principal da Prefeitura de Corumbá, o que facilita a indexação nos mecanismos de buscas (google, bing). Ela ainda é divida por categorias: Cidadão, Empresa e Servidor Municipal.

A ferramenta permite ainda a navegação pelos serviços das mais diversas áreas das Secretarias, Agencias e Fundações; busca simplificada pelo nome do serviço; filtro por bairros da cidade; e catálogo completo dos Locais de Realização dos Serviços e Quais serviços ali são ofertado. Além de poder buscar os locais de realização dos serviços, por bairro, Unidade Administrativa e nome.

“Ao clicar em um serviço toda informação é disponibilizada para o usuário, como: Horário de atendimento, Locais de Prestação do Serviço, informações de contato, documentos necessários e tudo mais para que a pessoa não perca tempo”, completou Brandão. O software foi desenvolvido, hospedado e atualizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Conjunto com o Portal do Município.

O cadastro das informações coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e administrada pelos servidores que executam os serviços nas Secretaria, Agencias e Fundações através de login no painel administrativo a qual cada servidor tem acesso para atualização e manutenção das informações relativos aos serviços por eles executados.

Resultados Obtidos:

Em menos de um ano, a Carta de Serviços ao Cidadão já teve 60 mil acessos. 45 mil usuários diferentes buscaram ao menos um serviço. Os serviços mais buscados foram: cadastro Imobiliário com 4.048 visualizações, matrículas online com 3.358 visualizações, emissão de Nota Fiscal Municipal com 1.722 visualizações, Estrada Parque Municipal com 1.263 visualizações, e acesso e visitação a Museu (História do Pantanal) com 860 visualizações.

Além do técnico de desenvolvimento web, Marcos Brandão, o superintendente de Tecnologia e Informação, Marcio Tiaen, o secretário-especial de Comunicação Institucional, Rodrigo Nascimento, a coordenadora de Sistemas de Informação da Secretaria de Saúde, Lays Carrera Gonçalves, e o técnico de informação da Saúde, Aleson Tinoco, também participaram do Congresso Estadual.