Começou na última segunda-feira (27) a pesquisa que vai mapear a movimentação econômica e o fluxo turístico durante o Carnaval de Corumbá 2026. O levantamento, promovido pela FUNDTUR PANTANAL em parceria com o Observatório de Turismo, segue até 17 de fevereiro, cobrindo os dias do maior carnaval do centro-oeste brasileiro.

O estudo tem como objetivo principal medir o impacto do evento na geração de emprego e renda, além de avaliar a participação das agremiações carnavalescas e a movimentação de turistas nos principais pontos da cidade. Entre os locais de monitoramento estão a BR-262, no Posto do Lampião Aceso, a fronteira Brasil-Bolívia, a Passarela do Samba, a Praça de Alimentação, hotéis, bares e restaurantes.

Segundo o diretor-presidente da FUNDTUR PANTANAL, Zelinho Carvalho, a pesquisa é estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade “o Carnaval de Corumbá é um dos eventos mais importantes para a economia e o turismo de nossa região. Esta pesquisa nos permitirá entender de forma precisa o impacto do evento na geração de emprego, renda e movimentação turística, possibilitando que possamos planejar ações ainda mais eficientes para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade."

O turismólogo e coordenador do Observatório de Turismo, Athayde Oliveira dos Santos Jr., explicou a importância de acompanhar a dinâmica do evento em tempo real. "Nossa pesquisa mapeia o fluxo turístico e os efeitos econômicos do Carnaval, aprofundando-se na identificação do perfil socioeconômico e do poder de consumo dos foliões. Ao compreender quem é esse público, geramos dados estratégicos que permitem a gestores e empresários a preparar seus serviços e infraestrutura com uma melhor precisão. Essa análise transforma o comportamento dos visitantes em indicadores valiosos, preparando a população e o mercado para um desenvolvimento local mais assertivo e sustentável."

Em 2025 o Observatório de Turismo realizou a pesquisa movimentação econômica e o fluxo turístico durante o Carnaval, apresentando dados significativos de como esse evento influência a economia criativa de nosso destino, gerando empregos e renda para a população e auxiliando a economia durante o período festivo.

A pesquisa seguirá ao longo de todo o período carnavalesco, permitindo avaliar o impacto financeiro do evento, o movimento turístico e a contribuição das agremiações para a economia local. Os resultados preliminares serão divulgados durante e após a festa, servindo de base para o planejamento de futuras edições do Carnaval de Corumbá.