Os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá fizeram uma forte e importante defesa da paz nesta terça-feira, 18 de abril. A ação aconteceu durante as atividades do ‘Dia D da Cultura da Paz’ promovidas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Municipal de Educação.

“A partir destas ações buscamos mostrar às nossas crianças o verdadeiro significado da paz. E, a partir desta reflexão, mostramos que é a paz que faz girar o mundo”, disse o prefeito Marcelo Iunes após acompanhar as atividades promovidas pelos alunos da Escola Municipal Clio Proença, localizada no conjunto Guanã, parte alta de Corumbá.

“Estamos investindo na segurança das nossas escolas, vamos formalizar um convênio para vídeo-monitoramento nas nossas unidades de ensino. Isso vai garantir ainda mais tranquilidade aos pais, alunos e servidores”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Com apresentações musicais, os alunos do pré-escolar ao 8° ano do Ensino Fundamental pediram paz; respeito; tolerância; empatia e disseram um sonoro “Não” à qualquer tipo de violência. Unidas, crianças do pré II ao 2° ano formaram um coração no centro da quadra de esportes da escola e cantaram a música ‘Um Mundo Bem Melhor’, uma versão brasileira para ‘We Are The World’.

A apresentação dos estudantes do 6° ao 8° ano da música ‘A Paz’, versão de ‘Heal The World’, contou com exibição de mensagens pela paz em faixas e cartazes. Os alunos do 3° ao 5 ano se apresentaram cantando ‘Dias Melhores’, do grupo Jota Quest, que logo em seu começo resume o sentimento de todos os participantes do ‘Dia D da Cultura da Paz’: “vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás“.

A diretora da Escola Clio Proença, Greucimare Alves, agradeceu ao prefeito Marcelo Iunes pela iniciativa. Ela destacou que a cultura da paz deve ser praticada diariamente: “o Dia D da Paz é todos os dias”.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal acompanhou as apresentações. Falando diretamente aos alunos, ele disse que a paz “depende muito de vocês, que hoje são crianças. Obedeçam pais e mães, eles orientam vocês sempre no caminho do bem”. O secretário de Relações Institucionais, Marcelo Araújo, também prestigiou as atividades.

Realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o ‘Dia D da Cultura da Paz’ trabalhou atividades adequadas às faixas etárias das crianças visando orientar sobre a promoção da cultura da paz com o objetivo de incentivar o respeito entre todos e desestimular qualquer atitude que incite ações violentas.