No mês de maio (20/05), aconteceu a segunda Edição da Mostra de Foguetes, organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Corumbá e a Coordenadoria Regional de Educação do Estado de MS (CRE).

Na ocasião, a Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo esteve presente, por meio da participação da estudante do 7º ano A, Yolanda Marca Mayta, única participante do Ensino Fundamental - Anos Finais.

De acordo com a gestora escolar Lucimari Sara das Neves, “A escola vem participando há alguns anos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com sucesso e, neste, iniciamos as etapas no mês de abril, finalizando em maio com a aplicação da prova escrita e o teste do lançamento de foguetes elaborados pelos estudantes, na Avenida General Rondon (próximo da escola).”

Na construção dos foguetes, os alunos precisam utilizar materiais reciclados, como garrafas PET. Para o lançamento, uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio deve ser utilizada.

A partir da motivação inicial da Unidade Escolar, a estudante, com o apoio da família, confeccionou o foguete, o qual alcançou bons resultados no teste acontecido na Avenida e foi escolhido pela comissão avaliadora escolar para participar da Segunda Mostra de Foguete no IFMS.

Para a professora de ciências Simone do Valle Leone Peinado, “Com essa participação, a escola alia conhecimentos teórico e prático, em especial nas áreas de ciências, já que, para o lançamento, é preciso levar em conta o ângulo da base, o peso do protótipo, a aerodinâmica e condições climáticas, como a velocidade do vento, autonomia e a participação da família.”

Para o Secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarros de Abreu “é um orgulho para a Rede Municipal de Ensino de Corumbá observar nossos estudantes participarem destes eventos, além disso, sabemos que este tipo ação motiva os nossos alunos para irem além dos muros da escola e participarem efetivamente de ações educativas científicas.”