A Agência de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Corumbá (AGETRAT) está com diretor-presidente novo no quadro. O engenheiro José Wagner de Oliveira Júnior assumiu a pasta na última semana com a missão de dar andamento aos trabalhos na gestão do prefeito Marcelo Iunes.

Na primeira semana o diretor-presidente reuniu com os setores da autarquia para ouvir os servidores e alinhar a nova forma de trabalho. “Estamos chegando com muita disposição, com muito respeito ao trabalho já feito por todos ex-diretores e também com muita vontade em fazer mais. Queremos seguir um padrão de trabalho verificando a questão da sinalização, na sequência fazer ações educativas e por fim efetuar a fiscalização sempre que necessário”, afirmou.

“Já estamos explicando aos poucos para a equipe de trabalho sobre o sistema que pretendemos implantar, que é voltado para um controle de ações seguindo uma padronização administrativa e operacional. Logicamente nesse primeiro momento a ideia é ver aquilo que a AGETRAT evoluiu nos últimos anos e melhorar aquilo que precisamos evoluir”, completou José Wagner de Oliveira Júnior.

Além de reuniões administrativas, o diretor-presidente, acompanhado pelos gerentes e pelo assessor-executivo, visitaram instalações da Agência de Trânsito e de prestadores de serviços, dentre elas: A base da fiscalização de transporte na fronteira, terminal rodoviário e transbordo de transporte coletivo, Porto Geral e um cruzamento na rua Ladario com Colombo para verificar as condições de um semáforo avariado no local.

José Wagner atuou como Superintendente de Tecnologia da Informação e é servidor de carreira na Controladoria-Geral do Município há 10 anos, atuando por 2 anos e meio como Controlador-Geral do Município.

Sinalização

A AGETRAT iniciou nesta semana uma série de melhorias na sinalização no perímetro da rua Manoel Cavassa no Porto Geral de Corumbá. Inicialmente foi feita a pintura no pavimento das vagas de estacionamento próximo a região da Prainha, para reforçar aos condutores sobre a posição de estacionamento estabelecida para o local, que é paralela ao meio-fio.

Vale ressaltar que nos casos de estacionamento paralelo ao meio-fio não há necessidade de implantar placas de sinalização para tal, pois de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a forma de estacionar padrão é paralela, exceto nos casos quando existe sinalização de trânsito informando que o estacionamento é na diagonal.

Os trabalhos de reforço na sinalização começaram na quinta-feira e já nesse fim de semana os educadores de trânsito iniciaram a campanha “Seja esperto, estacione certo!”, que visa orientar os condutores sobre a maneira correta de estacionar na região portuária. Na próxima semana, o cronograma de trabalho da gerência de trânsito, responsável pela sinalização, é instalar uma vaga para carga e descarga na rua Manoel Cavassa, um pedido feito pelos comerciantes locais.

Por fim, próximo ao cruzamento da Manoel Cavassa com a ladeira José Bonifácio, serão instaladas 2 vagas de estacionamento prioritários para portadores de necessidades especiais e idosos, um antigo pedido da população corumbaense.