A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), adquiriu 141 aparelhos de ar-condicionado para instalação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). São 88 equipamentos de 18.000 BTUS e outras 53 unidades de 12.000 BTUS. O investimento foi de R$ 376.884,00 em recursos do FUNDEB VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados).

Os equipamentos já estão em fase de instalação e troca. De acordo com a Secretaria de Educação, a aquisição aconteceu a partir da adesão à Ata de Registro de Preço n° 193/2022 pregão presencial/registro de preços n° 75/2022 do Estado de Mato Grosso, município de Aripuanã.

Segundo a Secretaria de Educação, a rede de educação possui 41 Unidades Escolares. Os aparelhos de ar-condicionado instalados nas 29 Escolas Urbanas já passaram por manutenção preventiva e corretiva e sempre que há necessidade de troca de algum item a ação é realizada. Porém, alguns aparelhos precisam ser substituídos, devido ao tempo de uso.

A SEMED informa ainda que recebeu recentemente novas unidades, que estão sendo patrimoniadas para substituir os que não possuem reparo. Além do reforço de novos ventiladores adquiridos pelas Unidades Escolares Rurais, que ainda não possuem aparelhos de ar-condicionado em sua totalidade, devido as condições da rede elétrica, a SEMED orienta a utilização dos frigobares para consumo da água em boa temperatura.