Evento será realizado no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, entre Corumbá e Ladário, de 9 a 12 de outubro.

A 27ª Feira Internacional Agropecuária e Cultural do Pantanal (Feapan) acontece de 9 a 12 de outubro de 2025, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, localizado na BR-262, entre Corumbá e Ladário. A entrada será gratuita e aberta a toda a população.

Com programação diversificada, a Feapan reúne atividades técnicas sobre sustentabilidade e inovação no agronegócio, além de leilões, rodeio, atrações culturais, shows regionais e nacionais, gastronomia pantaneira e espaço para negócios entre Brasil e Bolívia.

O evento é uma realização do Sindicato Rural de Corumbá e da Embrapa Pantanal, com organização da Opa – Organização de Eventos.

Conta com o apoio institucional da Prefeitura de Corumbá e também da Prefeitura de Ladário, da senadora Soraya Thronicke, FAMASUL, SENAR/MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, SETESC e Sicredi.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Stefano S. L. Retorre, a Feapan será um ponto de encontro entre empresas, produtores e investidores.

 “A Feapan é uma grande oportunidade de promoção da cultura pantaneira e fronteiriça, e é um espaço para negócios, para mostrarmos as inovações que existem na pecuária do Pantanal e como os negócios da Bolívia estão integrados nessa nossa região fronteiriça.”

A chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis, reforça a importância da feira.

 “A programação ampla e variada da Feapan é uma oportunidade de integrar diferentes públicos, contemplando desde estudantes até produtores, trazendo informações técnicas e novas oportunidades de negócios.”

A edição de 2025 funcionará em período integral, oferecendo:

Shows musicais: Gustavo e Murilo (9/10); Alex e Yan e Júlia e Rafaela (10/10); João Lucas e Walter Filho e Maria Cecília e Rodolfo (11/10).

Palestras e eventos técnicos: turismo sustentável, prevenção de incêndios, potencialidades econômicas do Pantanal, pesquisas acadêmicas Brasil-Bolívia, e o Circuito Pecuário do Senar/MS.

Leilões:

9/10 (20h): animais de corte para recria e engorda;

10/10: cavalos pantaneiros;

11/10 (19h): reprodutores Nelore PO e CEIP.

Rodeio: entre 9 e 11/10, com premiação em dinheiro do 1º ao 5º lugar.

Visitas escolares: escolas de Corumbá e Ladário poderão agendar participação pelo e-mail rosilene.gutierrez@embrapa.br.

Corumbá e Ladário concentram mais de 44% da Planície Pantaneira e possuem um rebanho superior a 2 milhões de cabeças de gado, reforçando o protagonismo da região na pecuária nacional. Além disso, a feira tem impacto direto também na região de German Busch, na Bolívia, ampliando sua abrangência internacional.

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, destaca a relevância da parceria municipal para o sucesso da feira:

“A FEAPAN é muito mais do que uma feira, é um grande movimento que fortalece a economia, impulsiona o agronegócio e abre espaço para a cultura e o turismo do Pantanal. Um evento dessa dimensão valoriza nossos produtores, empreendedores e trabalhadores, além de projetar Corumbá para o cenário nacional e internacional. Para a Prefeitura, ser parceira da FEAPAN é reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a geração de oportunidades que transformam a vida da nossa gente.”

27ª Feira Internacional Agropecuária e Cultural do Pantanal (Feapan)

Data: 9 a 12 de outubro de 2025

Palestras a partir das 8h

Local: Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros – BR-262, Corumbá/Ladário

Programação completa: embrapa.br/web/portal/feapan-2025