
A escola foi criada em 2003 pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, após um Termo de Ajustamento de Conduta com os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, com turmas multisseriadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em regime de internato, visando à correção de fluxo idade/série. Em 2004, passou à administração municipal de Corumbá como Extensão da EMRP Nathércia Pompeo dos Santos e, em 2005, tornou-se Extensão da EMRP Porto Esperança, atendendo do 1º ao 5º ano com Jornada Ampliada, no contexto de um programa de combate ao trabalho infantil.
Em 2008, implantou-se gradualmente o 6º ao 9º ano em regime de semi-internato. Em 2014, foi elevada à categoria de Escola Polo, com extensão Jatobazinho, atendendo do 1º ao 9º ano em tempo integral, conforme o decreto nº 1375 de 10/06/2014. Nesse mesmo ano, passou a atender também a Educação Infantil (Pré I e II), e o transporte escolar, antes feito por empresas terceirizadas (Sonetur e JK S.A.), passou a ser realizado por barcos produzidos pela Marinha do Brasil, via Programa Caminho da Escola/MEC.
Entre 2016 e 2018, funcionou em prédio alugado da Pousada Pontal do Pantanal, aguardando reforma do prédio escolar. Atualmente, a unidade polo localiza-se na região do Paraguai Mirim, a 131 km do porto geral de Corumbá, com acesso apenas por barco.
Atende 22 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, em tempo integral.