A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi)
Descrição do Serviço
Serviço de atendimento psicossocial para atendimento de pacientes com transtorno mentais severos e presistentes e/ou dependentes de álcool e outras drogras, até 17 anos e 11 meses.
Quem pode utilizar
Pacientes com até 18 anos incompletos com trantornos mentais graves e/ou usuários de álcool e outras drogas.
Exemplos:
Depressão grave, transtornos de ansiedade, transtornos psicóticos - esquizofrenia, trastorno afetivo bipolar, transtorno opositivo desafiador, transtorno do espectro autista e pessoas com quadro de sofrimento devido ao uso nocivo e depêndencia de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.
Etapas de Processamento
- Acolhimento
- Atendimento (Inserção nos grupos e/ou atendimento individual)
- Consultas médicas
- Convite ao familiar ou responsável para participar do Grupo de família
- Visitas domiciliares sempre que necessário
- Busca ativa, quando acontece o abandono do tratamento
Quanto tempo leva
Ao chegar no CAPS i, a criança, adolescente e familiar serão acolhidos por profissional de equipe multiprofissional, imediatamente.
Se o caso for demanda para o CAPS i, já sairá com a proposta de inclusão nas atividades, bem como com consulta médica agendada.
Se não estiver dentro dos critérios (Transtorno mental grave e/ou uso de álcool e outras drogas) será encaminhado para a rede de serviços de saúde e/ou outras.
Documentos necessários
É muito importante apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de nascimento e Cartão SUS), para o preenchimento do Prontuário, porém o usuário será atendido mesmo sem a apresentação de documento.
Outras Informações
É fundamental e indispensável o acompanhamento e responsabilidade da família ou responsável, no tratamento.
Se houver resistência por parte do adolescente, a família, os serviços ou terceiros, podem solicitar visita domiciliar do CAPS i
Podem procurar o CAPS para orientações ou ser acolhido para iniciar o tratamento a qualquer momento de segunda a sexta-feira dentro do horario de funcionamento.
CANAIS DE ACESSO
-
E-mail
capsi.corumba.ms@gmail.com
-
Horário de Funcionamento
Das 7:00 às 17:00h