A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) II José Fragelli
Descrição do Serviço
Serviço de Atenção Psicossocial para atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, à partir de 18 anos de idade.
Atendimento ambulatorial de atenção diária:
- Atendimento individual (acolhimento, medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros)
- Atendimento em grupos (grupo terapêutico, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros)
- Atendiemnto em oficinas terapêuticas executadas por profissionais de nívem superior e/ou nível médio.
- Visitas e atendimentos domiciliares.
- Atendimento à família.
- Atividades comunitárias, enfocando a integração da pessoa com transtornos mentais na comunidade.
- Reunião de família, voltada a orientar a familia quanto ao tratamento e o relacionamento com o familiar/paciente.
- Consultas médicas com o clínico e/ou médico especilaista em psiquiatria, ou com experiência em saúde mental (esse atendimento é somente para os pacientes acompanhados pelo CAPS).
- Busca ativa
Quem pode utilizar
Pessoas adultas (18 anos+) com transtornos mentais severos e persistentes.
Exemplos: Depressão grave, transtornos de ansiedade, transtornos psicóticos - esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno opositivo desafiador, tarnstorno do espectro autista.
Etapas de Processamento
- Acolhimento
- Atendimento ( inserção nos grupos e/ou atendimento individual)
- Consulta médica
- Acompanhamento medicamentoso
- Convite ao familiar para participar do Grupo de família
- Visita Domiciliar sempre que necessário
- Busca ativa, quando o usuário abandona o tratamento
Quanto tempo leva
A pessoa que procurar o Serviço do CAPS, será acolhido por profissional da equipe multiprofissional, imediatamente.
Se o caso for demanda para o serviço, ele já sairá com a proposta de inclusão nas atividades, bem como com consulta médica agendada.
Caso não esteja dentro dos critérios (Transtorno mental grave), será encaminhado para a Rede de Saúde e/ou outros serviços.
Documentos necessários
É muito importante ter os documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento), bem como o cartão SUS, para o preenchimento do Prontuário, porém o usuário poderá ser atendido sem a documentação.
Outras Informações
É de suma importância o acompanhamento e responsabilidade da família para o processo do tratamento.
Caso aja alguma resistência por parte do paciente em se dirigir ao CAPS para o início do tratamento, o familiar, a equipe de saúde, ou qualquer outro serviço, pode entrar em contato com o CAPS José Fragelli, solicitando uma visita domicilar.
O paciente ou familia poderá procurar o CAPS para orientações ou ser acolhido para iniciaro tratamento a qualquer momento, entre 7:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira.
CANAIS DE ACESSO
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E-mail
caps2.josefragelli@gmail.com
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Horário de Funcionamento
07:00 às 17:00