A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) II José Fragelli
Descrição do Serviço
Serviço de Atenção Psicossocial para atendimento às pessoas, de ambos os sexos, com transtornos mentais graves e persistentes, à partir de 18 anos de idade.
Constitui-se em Serviço ambulatorial de atenção diária:
- Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros)
- Atendimento em grupos (grupo terapêutico, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros)
- Atendiemnto em oficinas terapêuticas executadas por profissionais de nívem superior e/ou nível médio.
- Visitas e atendimentos domiciliares.
- Atendimento à família.
- Atividades comunitárias, enfocando a integração da pessoa com transtornos mentais na comunidade.
- Reunião de família, voltada a orientar a familia quanto ao tratamento e o relacionamento com o familiar/paciente.
- Consultas médicas com o clínico e/ou médico especilaista em psiquiatria, ou com experiência em saúde mental (esse atendimento é somente para os pacientes acompanhados pelo CAPS).
- Busca ativa
Quem pode utilizar
Pessoas adultas (18 anos+) com transtornos mentais severos e persistentes.
Exemplos: Depressão grave, transtornos de ansiedade, transtornos psicóticos - esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno opositivo desafiador, tarnstorno do espectro autista, etc.
Etapas de Processamento
- Acolhimento
- Atendimento ( inserção nos grupos e/ou atendimento individual)
- Consulta médica
- Acompanhamento medicamentoso
- Convite ao familiar para participar do Grupo de família
- Visita Domiciliar sempre que necessário
- Busca ativa, quando o usuário abandona o tratamento
Quanto tempo leva
A pessoa que procurar o Serviço do CAPS, será acolhido por profissional da equipe multiprofissional, imediatamente.
Se o caso for demanda para o serviço, ele já sairá com a proposta de inclusão nas atividades, bem como com consulta médica agendada.
Caso não esteja dentro dos critérios (Transtorno mental grave), será encaminhado para a Rede de Saúde e/ou outros serviços.
Documentos necessários
É muito importante ter os documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento), bem como o cartão SUS, para o preenchimento do Prontuário, porém o usuário poderá ser atendido sem a documentação.
Outras Informações
É de suma importância o acompanhamento e responsabilidade da família para o processo do tratamento.
Caso aja alguma resistência por parte do paciente em se dirigir ao CAPS para o início do tratamento, o familiar, a equipe de saúde, ou qualquer outro serviço, pode entrar em contato com o CAPS José Fragelli, solicitando uma visita domicilar.
O usuário ou familiar poderá procurar o CAPS para orientações ou para ser acolhido para iniciar o tratamento, a qualquer momento, entre 7h e 10:40h e das 13h às 17:40h, de segunda à sexta-feira.
O CAPS II José Fragelli é composta por Equipe Multiprofissional:
03 Psicólogas
01 profissional de enfermagem
01 Assistente Social
01 Terapêuta Ocupacional
01 Técnico de enfermagem
02 Profissionais de medicina com especialização em psiquiatria
01 Profissional de medicina clínica, que está fazendo especilaização em psiquiatria
01 Recepcionista
01 Administrativo
Endereço: Rua Tenente Benedito Melquíades de Jesus nº 917 (Esquina com a Rua Colombo)
CANAIS DE ACESSO
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Telefone
6739075094
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E-mail
caps2.josefragelli@gmail.com
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Horário de Funcionamento
07:00 às 17:00, porém no horário entre 11h e 13h a equipe fica reduzida, devido ao horário do almoço.