A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável tem como objetivo incentivar e estimular a localização e manutenção de empreendimentos industriais, comerciais e de serviços no Município de Corumbá. A secretaria trabalha em conjunto com os setores econômicos locais, estaduais e federais para promover medidas de atração de interessados em operar atividades empresariais, especialmente micros e pequenas empresas. Além disso, a Secretaria tem como responsabilidade a obtenção e o aproveitamento de incentivos e recursos para programas e projetos de desenvolvimento econômico e sustentável, promovendo a articulação com organismos governamentais e da iniciativa privada para esse fim.

Outra área de atuação da Secretaria é a promoção do fortalecimento das ações de fomento à agricultura familiar. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar, coordena e executa a implementação dos serviços de assistência técnica ligados ao desenvolvimento e aprimoramento das atividades da agricultura, da pecuária e da pesca, bem como à promoção de cursos, palestras e eventos afins para apoiar produtores de pequenas propriedades e fomentar o cooperativismo, a produtividade e a geração de emprego e renda.

As seguintes unidades estão ligadas à SMDES:

• Superintendência de Agricultura Familiar (SAF)
  • Sala do Microempreendedor (MEI)
  • SIM (Serviço de Inspeção Municipal)
  • Alvará

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável