Cinco escolas de samba abriram a primeira noite do ensaio técnico na segunda-feira, 13 de fevereiro. Novidade para este ano, os dois dias de ensaios facilitam o acesso do público ao evento; dão a chance para as agremiações acertarem detalhes para a apresentação oficial; além do teste do sistema de sonorização da Passarela do Samba. Participaram da primeira noite representações das escolas Caprichosos de Corumbá; Mocidade Independente da Nova Corumbá; Império do Morro; Marquês de Sapucaí e Acadêmicos do Pantanal.

“É importante criarmos essa cultura do ensaio técnico. Dá a chance para as escolas de samba acertarem os detalhes finais para os desfiles e mostrarem para a população que estão vindo fortes. Sem contar que permite que todos retornem mais cedo para casa”, disse o prefeito Marcelo Iunes, que acompanhou todo o ensaio ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“O carnaval é um evento muito importante para Corumbá. Gera emprego, gera renda e movimenta nossa cultura, nosso turismo e que traz desenvolvimento econômico para a região”, disse o chefe do Executivo Municipal estimando que pelo menos R$ 25 milhões devem circular pelo comércio local desde o início do ‘Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal’.

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), Victor Raphael de Almeida, afirmou que o novo formato do ensaio técnico trouxe o efeito desejado pela Liga. “Ficou melhor para as escolas, que ganharam maior tranquilidade para a realização de seus ensaios. O público não fica tão refém do horário, que não avança muito. Como um primeiro teste surtiu efeito esperdo”, disse.

Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, avaliou positivamente os dois dias de ensaio técnico. “´É um tempo melhor para que possam fazer testes de sonorização aqui na Avenida. Com cinco escolas por noite, em dois dias de ensaios, há espaço maior para eles, o que facilita bastante para todos”, disse.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, também acompanhou a primeira noite de ensaio técnico. Ele chamou atenção para outra novidade do evento, que é a participação da Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã nos preparativos desta terça-feira, dia 14. “Além dessa inovação dos dois dias de ensaios, teremos também a participação de uma representação da Corumbá do Amanhã. É um projeto da Prefeitura, trabalhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com um olhar diferenciado, que pensa no futuro do nosso carnaval e consequente preservação da nossa cultura carnavalesca”, afirmou o secretário de Governo.

Para esta terça-feira, 14 de fevereiro, última noite de ensaio técnico a programação é a seguinte: Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ (19h30); Estação Primeira do Pantanal (20h); Imperatriz Corumbaense (20h30); Unidos da Major Gama (21h); A Pesada (21h30) e Unidos da Vila Mamona (22h).