A Prefeitura de Corumbá, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, participou de dois encontros operacionais, relacionados à segurança de barragem e protocolos de emergência, ocorridos esta semana aqui em Corumbá.

Na terça-feira, 23 de maio, aconteceu o “Seminário Orientativo para procedimento em hipótese de rompimento de Barragem de Mineração”, tendo como público alvo as comunidades residentes na Zona de Auto Salvamento da Barragem Sul, a segunda maior da região de Corumbá, distante cerca de 25 km do centro urbano, cujo acesso se dá pela BR 262, de propriedade da empresa Vetria, do grupo Vetorial Mineração.

O seminário se desenvolveu na Sala de Instrução do SENAI, com o objetivo de contextualizar o Plano de Contingência para Barragens de Mineração, que é um instrumento técnico de responsabilidade e consolidado pelo órgão municipal de proteção e defesa civil, onde são definidos os procedimentos e decisões a serem adotados pelos órgãos envolvidos, diante da ocorrência de um desastre, com vista a aumentar a capacidade de resposta na preservação da vida.

Teve igualmente o propósito de apresentar o Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração, que é outra ferramenta de responsabilidade da empresa mineradora, onde foi demonstrado as atuais condições estruturais de segurança da barragem, a legislação que trata do assunto, os instrumentos de monitoramento e controle, os níveis de emergência, a mancha de inundação, a zona de auto salvamento, o sistema de alerta e alarme, as rotas de fugas e os pontos de encontros a serem utilizados em caso de emergência.

“Cumpre registrar que o Seminário Orientativo tem o condão preventivo e preparativo, é parte do protocolo previsto em legislação e precede o Simulado Prático que ocorrerá em tempo seguinte", afirmou Isaque do Nascimento, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá.

E já nesta quarta-feira, dia 24, foi desenvolvido dentro de um cenário hipotético, o "Simulado Prático de colapso da barragem de mineração" denominada Barragem Sul da Mina Laís, cujo reservatório tem a capacidade de acumular cerca de 1.100.000 m³ de rejeitos de minérios, estando esta já em processo de descaracterização, visando a sua completa desativação e com estratégia de migrar para outro processo de beneficiamento de minério mais viável e sustentável.

O treinamento teve a participação de órgãos estratégicos de nível municipal, estadual e federal, todo o contingente da empresa mineradora e principalmente a população residente e localizada na trajetória da mancha de inundação do rejeito.

“É importante frisar que esse simulado, na ótica do ciclo de Gestão de Risco, visa fortalecer a cultura da prevenção e da preparação para uma situação de emergência, considerando que é possível colocar em prática procedimentos que permitem às famílias residentes na rota da onda de inundação, que uma vez alertadas em tempo hábil, por meio de sistema alarmístico, saber como agir para se salvar, se deslocando para os Pontos de Encontros, que são áreas seguras, quando se configurar qualquer sinal de colapso da estrutura da barragem, nesse caso registramos uma participação expressiva desses residentes”, ressaltou Isaque do Nascimento, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá.

Os treinamentos foram conduzidos de forma compartilhada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e pela área de Gestão de Emergência em Barragens da empresa mineradora Vetria.